Gugu ganha Prêmio Erdös por contribuição à Matemática
Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira, o Gugu, pesquisador do IMPA e coordenador-geral da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), ganhou o Prêmio Paul Erdös da Federação Mundial de Competições Nacionais de Matemática (WFNMC, sigla em inglês), pela contribuição à Matemática Olímpica.
Entregue desde 1992, o Paul Erdös premia pesquisadores que atuam no desenvolvimento de desafios matemáticos, de forma a estimular a aprendizagem da disciplina.
Leia também: Na Paraíba, estudante dribla percalços e conquista três ouros
Há um ano, a Matemática perdia Elon Lages Lima
Artigo debate formação de professores de matemática
“Premiação mais do que merecida para um matemático fora de série que representa, mais do que ninguém, o espírito das olimpíadas de Matemática no nosso país”, disse o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.
Os ganhadores são selecionados pelo Comitê Executivo e Consultivo da Federação Mundial de Competições Nacionais de Matemática, por recomendação do Subcomitê de Prêmios do WFNMC. Gugu é o primeiro brasileiro agraciado com o Prêmio Paul Erdös. Neste ano, ele divide a honraria com Bin Xiong, da China, e David Monk, do Reino Unido.
“Fico muito feliz com o prêmio. Eu me dedico às olimpíadas matemáticas desde os 14 anos, quando entrei no IMPA. Aos 18 anos, fui vice-líder do Brasil em competições internacionais. No ano passado, fui presidente do Comitê Seletor de Problemas da IMO, realizada no Brasil. É uma trajetória longa em olimpíadas”, disse o pesquisador brasileiro.
Biografia Gugu
Mestre e doutor em Matemática pelo IMPA, Gugu é especialista em Sistemas Dinâmicos. Em sua carreira olímpica, ganhou medalhas de ouro na Olimpíada Ibero-americana de Matemática (1989). Também obteve medalhas de bronze (1989) e ouro (1990) na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).
Há seis anos, o matemático é o coordenador geral da Comissão de Olimpíadas de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática, em que ingressou em 1992.
Gugu já foi agraciado com honrarias como o Prêmio UMALCA (2009) e o TWAS Prize in Mathematics (2010). Foi palestrante convidado no ICM (Congresso Internacional de Matemáticos) em 2014, na Coreia do Sul, e será plenarista no ICM 2018, em agosto no Rio de Janeiro.
Quem foi Paul Erdös?
Viajante sistemático, o matemático húngaro Paul Erdös (1913-1996) foi um importante disseminador de desafios matemáticos em todo o mundo.
Coautor de 1.500 artigos e livros, é o matemático com o maior número de colaborações em todos os tempos. Essa sua característica de levar a Matemática mundo afora foi determinante para nomear o prêmio da Federação Mundial de Competições Nacionais de Matemática.
Leia também: No Dia Nacional da Matemática, uma história sobre Malba Tahan
Missa de 7º dia de Manfredo do Carmo será no sábado
Revista Piauí: O matemático que deu profundidade à superfície