Navegar

03/08/2018

Matemático Gregory Lawler palestra no ICM

O professor Gregory Lawler, da Universidade de Chicago, apresentou na manhã desta sexta-feira (3) o estudo “Conformally Invariant Measures on Paths and Loops”, em palestra no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), que acontece até a próxima quinta-feira (9), no Riocentro.

Especialista em  curvas aleatórias e fenômenos críticos na física estatística, Lawler sintetizou, sob sua própria perspectiva, parte das pesquisas em fractais aplicadas à estatística física e  mostrou os resultados mais recentes na área, focando em algumas das principais questões, entre as quais SLE (Scrhramm-Loewner Evolution), LERW (loop erased random walk), gravidade quântica de Liouville. Ele também descreveu alguns dos problemas análogos em outras dimensões espaciais.

Leia também: Mulheres debatem presença na Matemática e nas ciências
Ghys encanta plateia com a matemática dos flocos de neve
Medalhas de ouro da OBMEP são entregues a 575 jovens

Ao apresentar o palestrante, o matemático russo Stanislav Smirnov lembrou que certa vez trabalhava na solução de um problema bastante difícil e empacou. “De repente encontrei um artigo dele em arquivo e tudo pareceu claro para mim. Não é sempre que coisas desse tipo acontecem, por isso me recordo. Outra coisa que o artigo dele me ensinou  é a importância da colaboração em matemática. Havia nele três pessoas e é evidente que todos contribuíram de formas diferentes para ele. Gregory é também muito persistente”, elogiou Smirnov.

Lawler é conhecido por seus trabalhos sobre evolução de Schramm-Loewner, pelos quais recebeu com outros dois pesquisadores o Prêmio George Pólva, em 2006.