Navegar

16/03/2021

Em tempos virtuais, evento fala da ressignificação da presença

Comparecer a reuniões, viajar para participar de eventos e até mesmo ir ao trabalho. Há um ano, com o início da pandemia do coronavírus, nossas vidas foram profundamente modificadas. Muitas das atividades presenciais passaram a ser virtuais, alterando nossa relação com o espaço físico e com a tecnologia. Entre os dias 19 e 21 de março, o evento X-Reality USP 2021 vai propor uma profunda discussão sobre a ressignificação da presença, com painéis e talks ao vivo, além de master classes. A programação completa da conferência está disponível.

Na sexta-feira (19), será a vez de Luiz Velho, pesquisador-líder do Visgraf, Laboratório de Computação Gráfica do IMPA, participar da mesa-redonda “XR em Experimentações Científicas e Mercado”, das 16h30 às 18h30. Ele vai apresentar o projeto V-Horus (Virtual Egyptology), que recriou a múmia do período romano Kherima, de mais de 2 mil anos, em realidade virtual. A iniciativa surgiu após o incêndio de 2018 que destruiu boa parte do acervo do Museu Nacional, do qual a múmia era destaque.

Leia mais:  Aos 72 anos, morre o matemático Andrew Majda
Os trajetos não-lineares de João Fernando Nariyoshi 

‘Matemática pode contribuir com qualquer área’, diz Viana

“Depois da destruição do museu, muitos visitantes e pesquisadores acreditavam que não seria mais possível visitar a múmia. Mas conseguimos recriá-la em realidade virtual. Antes da pandemia, chegamos a montar uma instalação de realidade virtual tangível e itinerante, inaugurada na 7ª Semana de Egiptologia do Museu Nacional (SEMNA), que passou também pela PUC e foi parcialmente remontada no Visgraf. Muitas pessoas se emocionaram ao revê-la”, conta o pesquisador. 

Na pandemia, a iniciativa itinerante precisou ser suspensa, por conta das medidas de isolamento social. “O projeto foi adaptado. Quando fizemos a apresentação sobre o V-Horus no SIGGRAPH Asia 2020, não pudemos mais oferecer a performance completa, mas disponibilizamos um link temporário onde era possível ver a múmia por um vídeo que simulava o movimento da cabeça do espectador.” 

No Eurographics Workshop on Graphics and Cultural Heritage, evento de computação gráfica e tecnologias digitais, foram exibidas algumas imagens de Kherima. Quem quiser conhecê-la pode acessar o vídeo produzido pelo Visgraf, enquanto a instalação presencial não é retomada.

Além de Luiz Velho, também vão participar do bate-papo na próxima sexta-feira Romero Roti, livre-docente pela USP na área de tecnologias interativas e professor titular do Centro Universitário Senac, a professora Inês Maciel, professora do Programa de Pós-graduação em Mídias Criativas da ECO/UFRJ, e um representante da empresa Beenoculos. O evento terá mediação da professora Alessandra Meleiro, da UFSCar. 

Na conversa, serão apresentadas pesquisas e experimentações em X-Reality que vêm sendo desenvolvidas no campo científico e acadêmico. A ideia é falar de tendências e debater a utilização desses recursos em diversas áreas da atividade econômica e do mercado audiovisual. Até o dia 28 de março, o X-Reality USP 2021 oferecerá também uma mostras de filmes nacionais e internacionais que fazem uso de tecnologias inovadoras.

Leia também: No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Rafael Freitas
IMU tem maratona virtual para Dia Internacional da Matemática