Navegar

11/03/2021

IMU tem maratona virtual para Dia Internacional da Matemática

Imagem: Divulgação IMU

Como a matemática pode contribuir para um mundo melhor? A pandemia da Covid-19 colocou a área em evidência e mostrou como modelos e ferramentas matemáticas ajudam a compreender, monitorar e controlar a propagação do vírus. Para comemorar o Dia Internacional da Matemática, celebrado em 14 de março, em um ano tão emblemático, a União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês) vai reunir professores, pesquisadores e o público em geral em uma maratona virtual. A ideia é que, juntos, os entusiastas dos números de todo o mundo possam falar sobre a importância da ciência para transformar positivamente o nosso dia a dia. 

Quem quiser participar da festa matemática deve acessar o site do IDM no próximo sábado (13), das 11h às 15h (BRT), para assistir a uma série de palestras. Não é preciso se cadastrar. A transmissão ao vivo e gratuita vai contar com diversos especialistas. Os participantes podem escolher se querem ouvir as apresentações em inglês, francês ou espanhol, e para cada idioma, há uma programação especial

Leia mais: Os trajetos não-lineares de João Fernando Nariyoshi 
IMPA promove webinar ‘Matemática para Empresas’
Na Folha, Marcelo Viana fala sobre Euler e o rei da Prússia

Pelas redes sociais, os fãs dos números também podem participar enviando fotos, cartazes e vídeos celebrando a data. O material pode ser publicado no Facebook, Twitter e Instagram com a hashtag #idm314. Os posts poderão ser replicados nos canais do IDM. Também é possível navegar por uma página do site, onde está disponível uma lista de como a matemática já contribuiu para melhorar nossas vidas. 

Esta é a segunda comemoração do Dia Internacional da Matemática. A data de 14 de março (3/14) já era conhecida como Dia do PI em diversos países e foi oficializada pela UNESCO em 2019. Liderado pela IMU, o projeto incentiva escolas, universidades e outras instituições a aproveitarem a data para elaborar eventos e atividades que incentivem a importância da matemática para estudantes e para a sociedade, como um todo. 

O IMPA também vai comemorar a data com um webinar na próxima segunda-feira (15), às 11h. O encontro virtual vai mostrar como soluções matemáticas estão ao alcance das empresas. Participam do bate-papo o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, o pesquisador Paulo Orenstein (IMPA) e Claudia Sagastizábal, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, e pesquisadora do CeMEAI (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria). Não perca!

Leia também: O desafio de Arquimedes para contar grãos de areia
Vasquez defende tese sobre problema bi-espectral