Navegar

27/11/2020

Research in Options chega à 15ª edição em formato de webinar

A aproximação da área de finanças e gestão de riscos com a matemática e a possibilidade de fazer negócios em alta velocidade vêm exigindo cada vez mais de analistas financeiros o domínio de técnicas de estatísticas e computacionais modernas. Para contribuir com a solidificação do campo, a conferência Research in Options, organizada pelo IMPA, chega à 15ª edição a partir do próximo domingo (29). Desta vez, o evento será virtual com transmissão pelo YouTube. As inscrições para participar estão abertas.

Integram o comitê científico do Research in Options os pesquisadores do IMPA Luciano Irineu de Castro, Roberto Imbuzeiro e Alfredo Iusem. Marco Avellaneda e Bruno Dupire, ambos da Universidade de Nova Iorque (EUA) e da Bloomberg, e Jorge Zubelli, da Universidade Khalifa (Emirados Árabes), compõem o grupo. 

Leia mais: Curiosa, medalhista da OBMEP tem o espírito da matemática
Em palestra, Emanuel Carneiro aborda Fourier e Riemann
Pesquisadores do IMPA estão entre mais influentes do Brasil

“O evento agora já é tradicional no calendário internacional da área de finanças quantitativas pois vai para a sua 15ª edição. Prestaremos homenagem aos 65 anos do Prof. Marco Avellaneda (Courant Institute) que fez diversas contribuições à matemática aplicada em geral e à área de finanças. Já verificamos uma abrangência bem maior tanto do número de áreas representadas como das regiões geográficas que participarão, que neste ano incluem participantes desde a Califórnia até o Oriente Médio”, aponta Zubelli, que coordena o evento desde 2006. 

Participantes da conferência no evento de 2019

A abertura do evento acontece às 12h com a apresentação de organizadores e a palestra de George Papanicolaou, da Universidade Stanford (EUA), intitulada “Um estudo dos principais eigenportfolios para ações dos EUA”. Até a próxima quarta-feira (2), mais de trinta pesquisadores farão apresentações. A programação completa está disponível na página do evento

Nomes que se destacam em finanças quantitativas e gestão de riscos internacionalmente como Bruno Dupire, um dos mais influentes analistas quantitativos que recebeu em 2008 o “Lifetime Achievement Award” pela Risk Magazine, e Marco Avellaneda, do Instituto Courant de Ciências Matemáticas (EUA), autor e editor de diversos textos sobre finanças, premiado em 2010 com o título de “Quant of the year”, são alguns dos palestrantes. 

A lista de participantes também inclui Rama Cont, da Universidade de Oxford (Reino Unido); Chris Rogers, da Universidade de Cambridge; Martin Schweizer, da ETH Zurique (Suíça), e Nizar Touzi, da Escola Politécnica da França. 

O 15º encontro é uma continuação das edições anteriores do Research in Options, que reuniram cerca de 100 participantes, distribuídos uniformemente entre academia e indústria. A conferência foi concebida para reunir acadêmicos e profissionais em uma interação descontraída e produtiva, com base na tradição do IMPA de formação qualificada em pesquisa matemática de ponta em matemática aplicada. 

Leia também: Segunda live do INCTMat vai tratar da avaliação de projetos
Professor da UFF, Sebastião Firmo morre vítima da Covid-19