Navegar

11/05/2021

Em evento virtual, IMPA celebra Dia da Mulher na Matemática

Em 2014, a iraniana Maryam Mirzakhani se tornou a primeira mulher a receber a Medalha Fields. Quatro anos mais tarde, a data do seu aniversário, 12 de maio, foi eternizada como Dia da Mulher na Matemática. A celebração foi criada a fim de incentivar outras meninas e mulheres a entrar no universo matemático, ainda predominantemente masculino. Para discutir estratégias que possam reduzir essa disparidade de gênero, vai ser realizado na próxima sexta-feira (14) o 1º Encontro de Mulheres Matemáticas do IMPA.

O evento será on-line, com transmissão pelo Zoom. As inscrições estão abertas, e podem ser feitas até as 17h de quinta-feira (13). A programação conta com nomes que, assim como Maryam Mirzakhani, também vêm conseguindo espaço relevante na matemática. Ambas pesquisadoras do IMPA, Luna Lomonaco foi a primeira mulher a receber o Prêmio de Reconhecimento Umalca, e Carolina Araujo, a primeira brasileira e segunda mulher a receber o Ramanujan Prize

Leia mais:  Apaixonado por desafios, Jairon Henrique ingressa na FGV-Rio
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Natally de Assis
Valdir Pereira Júnior conquista Prêmio Tese do IMPA 2020

“Acho que os eventos que acontecem ao redor do mundo para celebrar o 12 de maio são uma janela que mostra a disparidade de gênero na matemática. Mas também mostram o trabalho, a luta e a resistência de tantas mulheres que abriram portas para nós na matemática. Ao que me parece, é uma janela que não devemos apenas olhar, mas também abrir”, considera Zoraida F. Rico, doutoranda do IMPA e membro do comitê organizador do evento. 

Além de Zoraida, também participam da organização do encontro as doutorandas do instituto Ana Carolina Mançur, Clarice Netto, Daniela Paiva, Jennifer Loría Sorio e Lorena Duarte. A transmissão terá início às 15h, e, às 16h, haverá uma mesa redonda, onde participantes poderão enviar perguntas pelo chat. O cronograma completo do evento está disponível neste link

“A disparidade de gênero na matemática é evidente. Uma data como esta é necessária para estimular as discussões sobre o tema e colhermos sugestões de políticas que diminuam as desigualdades. Também para proporcionar que as mulheres atuantes na área se conheçam e troquem experiências”, aponta Ana Carolina Mançur. 

O Dia da Mulher na Matemática foi criado em 2018, durante o Encontro Mundial para Mulheres em Matemática (WM)2, organizado pelo Comitê para Mulheres em Matemática da União Matemática Internacional (IMU). Além do evento realizado pelo IMPA, mais de 220 encontros virtuais no Brasil e no mundo também vão festejar a data. Participe!

Leia também: À Folha, Roberto Imbuzeiro fala das aplicações da probabilidade
Julio Cesar de Mello, um comunicador matemático