Navegar

10/05/2021

Valdir Pereira Júnior conquista Prêmio Tese do IMPA 2020

A tese de doutorado do mineiro Valdir José Pereira Júnior, defendida no IMPA no ano passado, foi eleita pela comissão de ensino do instituto vencedora do Prêmio Tese do IMPA 2020. Intitulado “Grafos de operadores de Hecke, períodos ortogonais e números primos em intervalos curtos”, o trabalho passa a representar o instituto no Prêmio CAPES de Tese 2021, que vai analisar as melhores teses de doutorado de 49 diferentes áreas do conhecimento datadas de 2020.

Pereira Júnior conta que o reconhecimento lhe trouxe a sensação de que o doutorado “valeu a pena”. “É recompensador saber que nosso trabalho foi lido por grandes pesquisadores do Brasil e que eles gostaram. Tenho muito a agradecer ao IMPA e seus pesquisadores, que me propiciaram muitos anos de aprendizado no mestrado e doutorado. Agradeço também aos colaboradores com os quais estudei os problemas da minha tese. Isso foi fundamental”, celebrou.

Leia mais:  Apaixonado por desafios, Jairon Henrique ingressa na FGV-Rio
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Natally de Assis
À Folha, Roberto Imbuzeiro fala das aplicações da probabilidade

Orientada pelo pesquisador Oliver Lorscheid, a tese versa sobre a teoria de formas automórficas, que são funções especiais em espaços chamados de localmente simétricos. O autor explica que tais objetos têm aplicações em outras áreas da matemática, como na geometria; mais recentemente, em análise.

“Fazendo uma analogia com algo clássico na matemática, formas automórficas seriam como os sólidos platônicos: objetos especiais que possuem muitas simetrias. Deste modo, quando estabelecemos uma conexão entre formas automórficas e outra teoria matemática, estas propriedades são transferidas a esta outra teoria”, explica o doutor. 

Tal conexão pode ser exemplificada em dois problemas fundamentais da área de teoria dos números: a compreensão da aritmética das equações diofantinas e de corpos de números algébricos. “Uma intuição fundamental de Langlands nos anos 60 foi que as representações galoisianas e funções L estão associadas com formas automórficas. Desde então, estudar esta conexão tem sido um problema fundamental em teoria dos números, por causa das propriedades que ela revela das equações diofantinas e corpos de números algébricos”, conta.

Os critérios usados pela comissão de ensino do IMPA para julgar as teses foram os mesmos do Prêmio CAPES: entre outros, originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese; metodologia utilizada. 

Das 16 teses defendidas no instituto em 2020, seis foram indicadas por seus respectivos orientadores para concorrer ao prêmio do IMPA. Destas, foram selecionadas as quatro mais votadas (houve um empate no terceiro lugar). Após a emissão de novos pareceres sobre os trabalhos, a comissão votou novamente, e chegou à tese vencedora.

Para o pesquisador Emanuel Carneiro, que redigiu um parecer sobre o trabalho premiado durante o processo de seleção, um dos diferenciais da tese de Pereira Júnior é sua interdisciplinaridade. “É um trabalho muito interessante, que estuda importantes temas em teoria dos números, uns mais algébricos e outros mais analíticos. Há também uma componente computacional robusta. Creio que essa visão ampla de diferentes áreas da matemática seja um dos pontos altos do seu trabalho.”

Os resultados obtidos pelo mineiro também foram destacados por Lorscheid, orientador do trabalho. “A tese do Valdir contém três resultados profundos na teoria dos números. Cada um já teria sido suficiente para uma tese por si só. Os três problemas foram sugeridos a ele por Carneiro; Chinta, seu coorientador; e por mim, e refletem técnicas completamente diferentes. Isso atesta a versatilidade e a capacidade do Valdir. O que o deixa em uma posição especial nessa nova geração de matemáticos jovens.”

A indicação para o prêmio da CAPES, cujo resultado sai em setembro, trouxe ansiedade ao doutor mineiro: “Naturalmente, a responsabilidade é bem maior, pois é um prêmio com teses excepcionais de todo o Brasil. Espero ter chance na premiação. O prêmio do IMPA já me deixa muito feliz, e espero que contribua para divulgar minha área de pesquisa no Brasil.”

Lorscheid está confiante com a disputa. “Os resultados impressionantes da tese de Valdir a colocam como uma forte candidata ao Prêmio CAPES de Tese. A vasta lista de publicações derivadas de sua tese – um artigo submetido, dois nos estágios finais e outros dois em andamento – refletem o peso de seu trabalho. Não tenho dúvidas de que Valdir mereça o reconhecimento da premiação. Agora ficamos na torcida!”

Leia também: Na Folha de S.Paulo, a saga dos números imaginários
Julio Cesar de Mello, um comunicador matemático