Navegar

06/04/2023

Novos pesquisadores abordam linhas de pesquisa

 

Da esquerda para a direita: Jethro Van Ekeren e Bruno de Mendonça Braga

“Geometria não linear de espaços de Banach” e “Reticulados, álgebras e moonshine” foram os temas dos seminários especiais dos novos pesquisadores do IMPA, Bruno  de Mendonça Braga e Jethro Van Ekeren. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (6), no auditório, e reuniu alunos e demais cientistas do instituto. 

No encontro, Bruno Braga abordou a teoria não linear de espaços de Banach. De forma mais detalhada, ele explicou como os espaços de Banach são espaços lineares normados. Animado, o pesquisador avaliou a palestra como mais uma oportunidade de integração.

Leia mais: Na Folha, Viana conta a história do matemático ‘sem rosto’
‘A matemática é um grande comboio’, diz João Pereira
‘A matemática é minha profissão e meu hobby’, diz doutorando

A pesquisa que faço não é muito representada no IMPA, então espero também que isso seja uma oportunidade bacana para os alunos serem expostos a novos tipos de problemas matemáticos.”

No IMPA há quatro meses, Braga descreveu o ambiente como “agradável” e “bem estruturado”. “Minha experiência tem sido excelente. Todos que conheci foram muito simpáticos e solícitos. Também é ótimo como o IMPA está sempre movimentado e como as pessoas gostam de interagir com os outros”, contou.

Já Jethro Van Ekeren, pesquisador visitante de longo período, abordou reticulados, partições de inteiros, álgebras de Lie e formas modulares. “Entrei no IMPA como pesquisador visitante há mais ou menos um ano atrás. O instituto é maravilhoso. É um lugar muito agradável para se trabalhar na área e tem alunos muito bons.”

Os tópicos escolhidos para o seminário estão relacionados à área de pesquisa de Van Ekeren na teoria de representações, em que as conexões entre objetos são utilizadas para avanços nos estudos de álgebras de dimensão infinita que surgem na física teórica.

“Quis direcionar essa palestra para os alunos, sem entrar tanto na parte mais técnica”, completou.

Na última sexta-feira, foi a vez de João Pereira e Felipe Gonçalves abordarem suas respectivas linhas de pesquisa.

Leia também: 18ª OBMEP bate recorde de escolas e municípios inscritos
Inscrições abertas para Colóquio Brasileiro de Matemática