Navegar

31/03/2023

Novos pesquisadores do IMPA apresentam linhas de pesquisa

Pesquisadores e alunos do IMPA se reuniram na tarde desta sexta-feira (31), no auditório, para acompanhar os seminários especiais dos novos cientistas, João Pereira e Felipe Gonçalves, que chegaram ao instituto no ano passado. 

O pesquisador Jorge Vitório destacou que o encontro é “uma oportunidade para que os estudantes saibam quais novas linhas de pesquisa estão chegando no IMPA.” 

Com o seminário, “Multivariate Method of Moments: From Sample Complexity to Implicit Computations”, João Pereira misturou elementos de matemática pura e aplicada, e afirmou que o momento é ótimo para apresentar seu trabalho. 

Leia mais: 18ª OBMEP bate recorde de escolas e municípios inscritos
IMPA abre chamada pública para 2 bolsas de pesquisa PCI
Folha: Quão confiáveis são as imagens dos cientistas?

“Já tenho alguns projetos em andamento, alguns alunos já estão interessados nestes trabalhos e acho que o evento é uma ótima oportunidade para conhecer ainda mais alunos e apresentar para todos o que eu faço.”      

Felipe Gonçalves, que é um ex-aluno do IMPA, e agora pesquisador, apresentou a palestra “Magic Functions” onde explorou problemas desafiadores de diferentes áreas da matemática que foram resolvidos por meio da construção de funções “mágicas” com restrição de espaço físico e/ou de frequência. 

Para ele, o encontro “facilita o contato dos alunos com os temas de pesquisa dos pesquisadores do IMPA”. Em tom de brincadeira, Felipe disse que trata-se de uma “excelente oportunidade para roubar os alunos de doutorado de outros pesquisadores.”

Os seminários especiais continuam na próxima quinta-feira (6). O pesquisador Bruno Braga apresentará a palestra “Geometria não linear de espaços de Banach”, às 15h30. Posteriormente, o pesquisador visitante de longo período Jethro Van Ekeren fala sobre sua especialidade, a teoria de representações, na palestra “Reticulados, álgebras e moonshine”, às 16h30.


Leia também: Inscrições abertas para Colóquio Brasileiro de Matemática
‘Espero deixar rastro de inspiração’, diz Caffarelli