Navegar

24/03/2023

Inscrições abertas para Colóquio Brasileiro de Matemática

 

Após uma edição virtual em decorrência da pandemia de Covid-19 (2021), estão abertas as inscrições para o 34º Colóquio Brasileiro de Matemática que vai ocorrer no formato presencial, entre os dias 24 e 28 de julho no IMPA. 

Realizado a cada dois anos desde 1957, o encontro é a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira e tem contribuído de forma expressiva para o desenvolvimento e fortalecimento da área. O evento conta com a participação de nomes de destaque da pesquisa no Brasil e no mundo, além de alunos da graduação e pós-graduação. As inscrições para o colóquio podem ser feitas neste link.  

Leia mais: Luis Caffarelli é agraciado com o Prêmio Abel
IMPA recebe 36 novos alunos de mestrado e doutorado
Folha: Qual a soma dos inversos dos quadrados dos inteiros?

“É uma grande alegria podermos fazer um Colóquio Brasileiro de Matemática presencial depois desses anos de pandemia. Ainda mais em um momento de importantes mudanças políticas, quando esperamos uma maior valorização da ciência e, em especial, da matemática”, afirmou Carolina Araújo, pesquisadora do IMPA e coordenadora do evento. 

Entre os plenaristas estão os pesquisadores: Frederico Ardila (Universidade Estadual de São Francisco, USA); Camillo de Lellis (IAS, USA); Laura DeMarco (Harvard University, USA); Bernard Derrida (Collège de France, France); Claudia Polini (Notre Dame, USA); Omri Sarig (Weizmann Institute of Science, Israel), além de outros nomes de destaque que vão integrar o colóquio. 

Programação

Neste ano, o colóquio terá 23 sessões temáticas, quatro cursos introdutórios, e seis cursos avançados. O evento contará ainda com duas mesas redondas:Mulheres na Ciência e Políticas Públicas. Como equacionar” e “Perspectivas da juventude matemática brasileira: uma mesa redonda voltada aos professores e gestores de graduação e pós-graduação em matemática no país”. 

Os dois encontros vão discutir as políticas públicas e institucionais, os desafios e as lutas para que as mulheres possam se desenvolver como cientistas e como preparar as gerações futuras para a realidade da pós-graduação e do mercado de trabalho, respectivamente. Veja mais aqui.

Leia também: ‘Matemática está presente no nosso cotidiano’, diz Viana
Imprensa destaca esforço de alunos por ouro na OBMEP