Navegar

04/05/2020

‘Ciência básica é o chão para a aplicada crescer’, diz Aguilaniu

Em meio a pandemia da Covid-19, a ciência tem se mostrado de suma importância para a sociedade. Mas para extrair aplicações de pesquisas científicas é necessário percorrer um longo caminho. O papel da ciência básica foi o tema da live realizada nesta segunda-feira (4) no instagram do IMPA, com a pesquisadora Carolina Araujo e o geneticista Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira. A transmissão alcançou até 365 pessoas e faz parte da programação da #SemanaNacionaldaMatemática, que vai até sexta-feira (8).

“É importante entender que a dicotomia que se faz entre uma ciência imediata e aplicada e a ciência básica na verdade não existe. Ambas fazem parte do mesmo processo. Não há ciência aplicada sem ciência básica. A ciência básica é o chão sobre o qual a ciência aplicada deve crescer”,  pontuou Aguilaniu, que explicou ser esta uma das razões do Instituto Serrapilheira apoiar principalmente pesquisas de ciência básica.

Leia também: IMPA terá lives e webinar na Semana Nacional da Matemática
Dez fascinantes livros sobre matemática para a quarentena
IMPA desenvolve tecnologia para drones da Defesa

Ele citou ainda o exemplo da presença da ciência básica na crise da Covid-19, com os testes PCR que indicam se o paciente está com vírus ou não. “Este teste existe porque há 25 anos atrás alguns pesquisadores ‘loucos’ estudaram uma enzima que conseguia replicar o DNA em grande velocidade e temperaturas altas. É esta enzima que hoje usamos para detectar o vírus.”

Especialista em geometria algébrica, Carolina citou exemplos de pesquisas da matemática que foram motivadas por uma curiosidade científica de estender as fronteiras do conhecimento e que vieram a ter aplicações no futuro. “A teoria dos números é estudada há séculos por matemáticos motivados por curiosidade, e hoje em dia é fundamental na criptografia de chave pública, que é usada quando fazemos conexão por internet e transmissões de dados de cartão de crédito”, comentou.

Para quem perdeu, a conversa está disponível por 24 horas no instagram do IMPA, basta clicar nos stories. Mais lives acontecerão nesta semana, sempre às 15h. A programação está disponível. Na terça-feira (5), é a vez do diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, conversar com o biólogo e divulgador científico Atila Iamarino sobre ciência em tempos de coronavírus. 

Leia também: Equações dispersivas aproximam matemático colombiano do mar
Na Folha, Viana conta três histórias sobre sombras