Navegar

24/10/2022

Conferência faz homenagem ao diretor-geral do IMPA

Na Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos, o diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, fez uma homenagem ao diretor-geral, Marcelo Viana, destacando o empenho e os avanços conquistados pelo instituto, graças ao trabalho do pesquisador que está no comando do IMPA desde 2016. 

No evento, Landim citou importantes ações da diretoria que tem como objetivo aproximar o IMPA da sociedade e se referiu à Viana como uma pessoa obstinada. 

Leia mais: Projetos do Centro Pi viram tese de doutorado
IMPA prospera e é cada vez mais importante’, diz Avila
Medalhista Fields, Smirnov abordou percolação no IMPA 70

“Marcelo criou o Instituto Pi, que está propondo que o IMPA invista em matemática aplicada e possa dar uma contribuição melhor à sociedade. Estou certo que o instituto terá uma grande contribuição para o Brasil nos próximos anos e isso é mérito do Marcelo. Tenho certeza que daqui a 10 anos estaremos celebrando seu 70º aniversário em um novo prédio com vários matemáticos aplicados na plateia. Obrigado Marcelo.”

Na abertura do evento, Claudio Landim falou sobre importantes ações da diretoria

Ainda participaram da abertura da conferência os pesquisadores José Ferreira Alves, Isabel Rio e Stefano Luzzatto, que concluiu o doutorado sob orientação de Viana, e fez questão de enfatizar a trajetória do amigo.

“Marcelo, de onde você tira sua energia? Em termos de pesquisa ele dispensa apresentações. São 60 publicações. Quatro livros. Todos absolutamente fantásticos e que se tornaram referência. Mas isso não foi suficiente, o que eu acho ainda mais incrível é sua coluna semanal na Folha de São Paulo, um dos principais jornais do Brasil, toda semana com um novo tópico para explicar matemática de uma forma popular para as pessoas”, disse Luzzatto.

Leia mais: IMPA seleciona profissional para vaga de jovem aprendiz
Projetos do Centro Pi viram tese de doutorado
IMPA prospera e é cada vez mais importante’, diz Avila

A Conferência de Sistema Dinâmicos é um evento tradicional promovido pelo IMPA. Neste ano, são 21 palestras que têm ainda a intenção de comemorar os 60 anos de Viana. 

“Fazemos conferência de Sistemas Dinâmicos há muitos anos. Lembro muito da conferência de 1989 quando dei minha primeira palestra e é uma sensação muito particular e prazerosa que uma dessas conferências aproveite para comemorar meu aniversário e sobretudo manter essa tradição de sistemas dinâmicos no IMPA que é uma tradição muito nobre”, afirmou o diretor-geral.

Conferência começou com medalhista Field

Medalhista Fields, em 2010, o pesquisador russo Stanislav Smirnov, da Universidade de Genebra, foi quem abriu os ciclos de palestras na manhã desta segunda-feira. 

O conferencista abordou problemas matemáticos que buscam o entendimento sobre a formação de estruturas macroscópicas a partir de partículas microscópicas. Um dos teoremas sobre o assunto, Smirnov tenta provar há 15 anos. Ele discutiu com o público novas ideias que podem explicar, futuramente, a formação desses sistemas com pequenas partículas. 

Stanislav Smirnov abriu os ciclos de palestras desta segunda-feira

Também participaram do evento os pesquisadores Luna Lomonaco (IMPA), que abordou o Conjunto de Mandelbrot, e Silvius Klein (PUC-Rio), que falou sobre a estabilidade sob ruído aleatório dos expoentes de Lyapunov de certos sistemas dinâmicos.

Jiagang Yang, doutor pelo IMPA e atual pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou um trabalho sobre “medidas de máxima entropia”, realizado em conjunto com Marcelo Viana. “Estamos tentando entender as folheações através dos sistemas dinâmicos. Queremos combinar estudos de diferentes direções para construir essas conexões entre as áreas”, comentou o pesquisador.

Jiagang Yang (UFF) é doutor pelo IMPA e apresentou trabalho realizado em parceria com Marcelo Viana

Para finalizar o dia, o palestrante Michael Benedicks, do Instituto Real de Tecnologia (KTH), na Suécia, deu uma palestra sobre fenômenos de coexistência em mapas bidimensionais.

A Conferência Internacional de Sistemas Dinâmicos ocorre até sexta-feira (28). Na semana passada, o IMPA promoveu a “Conferência IMPA 70 anos” que também contou com a participação de pesquisadores do instituto, nomes internacionais, além de três medalhistas Fields: o francês Hugo Duminil-Copin (Universidade de Genebra), premiado em 2022, o russo Stanislav Smirnov (Universidade de Genebra), laureado em 2010, e o brasileiro Artur Avila (IMPA e Universidade de Zurique), o único latino-americano a receber a honraria em 2014.

Leia também: Medalhista Fields, Smirnov abordou percolação no IMPA 70
‘Extremamente feliz em estar na celebração’, diz Duminil-Copin