Navegar

17/05/2021

COMUNICADO: NOVO CAMPUS DO IMPA

Fotomontagem de como ficará o novo campus do IMPA

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) iniciou em abril as obras para a instalação de seu novo campus no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro. O projeto de construção recebeu todas as licenças e aprovações necessárias das autoridades competentes, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e está em total conformidade com a legislação ambiental.

Para manter a sociedade e a comunidade IMPA informadas, criamos a página www.impa.br/novocampus, onde detalhamos o projeto e os benefícios que trará para a região, a cidade do Rio de Janeiro e a ciência do Brasil. Lá também estão o cronograma, as licenças, o contato da Ouvidoria independente e respondemos as principais dúvidas em um FAQ.

Leia mais:  IMPA sedia conferência virtual sobre teoria das cordas
Viana na Folha: “A matemática é criada ou descoberta?”
Ubiratan D’Ambrosio morreu nesta quarta (12), aos 88 anos

Ainda assim, a expansão do instituto tem sido alvo de uma campanha de informações falsas nas redes sociais. Por isso, reiteramos, neste comunicado, os pontos fundamentais deste processo e todos os cuidados adotados desde a doação do terreno para o IMPA em 2014.

Meio ambiente

A construção do novo campus está fora do Parque Nacional da Tijuca e fora da Zona de Amortecimento. Temos a aprovação e autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e o início da obra foi precedido de quase 30 estudos técnicos. Um biólogo está acompanhando a movimentação no terreno, e um veterinário está disponível para atendimento em qualquer eventualidade.

O instituto tem o compromisso de impactar a natureza o mínimo possível. A construção ocupa menos de 4% do terreno. Entre outras medidas de compensação ambiental, haverá replantio de mudas de espécies nativas equivalente a 16,5 vezes o número de árvores a serem eventualmente suprimidas. Nenhuma árvore de espécie ameaçada será suprimida.

Após uma denúncia anônima infundada de “desvio de curso de rio”, agentes da polícia ambiental estiveram no terreno, mas não constataram nenhuma irregularidade. O IMPA apresentou toda a documentação solicitada. Uma perícia técnica da Polícia Civil, na sexta-feira (7), atestou a total legalidade da obra, que voltou a operar normalmente.

O projeto conquistou a mais importante competição internacional de projetos sustentáveis em arquitetura, o Prêmio Reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim, da Suíça. Construídas sobre pilotis, as edificações, com três pavimentos acima da superfície, serão implantadas de forma escalonada em relação ao terreno, mantendo o fluxo da fauna local. As coberturas das edificações terão jardins (“teto verde”), para conforto térmico das instalações, e placas fotovoltaicas, para geração de energia. Haverá ainda captação e reuso de águas pluviais. Saiba mais em https://impa.br/novocampus/sustentabilidade/

Diálogo com os vizinhos

Nos últimos anos, o IMPA realizou 13 reuniões com vizinhos da rua e quatro associações de moradores do bairro do Jardim Botânico (AMA JB, AMA Horto, AMA Alto JB e AMA Barão de Oliveira Castro), além de frequentes contatos por e-mail e pessoais. Moradores de casas próximas ao terreno e as associações de moradores tiveram acesso ao projeto desde o início e fizeram inúmeros pedidos de alterações. Ao longo do tempo, o IMPA atendeu a 11 dessas solicitações – entre elas a redução da edificação, com a eliminação de um bloco inteiro, a redução em 22,3% no número de alojamentos, afastamento de rua e escada de acesso e criação de um cinturão verde em volta da construção, para manter a privacidade dos vizinhos.

Para diminuir o impacto na região, as obras ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em duração inferior à permitida pela Lei do Silêncio – que libera de 7h às 22h o uso de máquinas e equipamentos em construções, demolições e obras em geral.

Segurança hídrica

A primeira fase da obra tem como objetivo dar maior estabilidade e segurança hídrica ao terreno, aprimorando a complexa situação do escoamento das águas na região. A rede pública de drenagem será contemplada, sendo redimensionada para suportar os recentes volumes de chuva registrados.

O instituto fará a contenção de encostas, drenagem, captação e reuso das águas pluviais. Canaletas e escadas hidráulicas formarão um cinturão de proteção no entorno das residências vizinhas.

Saiba mais: https://impa.br/novocampus/sustentabilidade/

Objetivos da expansão

A construção do novo campus permitirá a ampliação e a diversificação das atividades do IMPA, com o objetivo de contribuir ainda mais para a sociedade brasileira. Um dos responsáveis pela inclusão do Brasil na elite da matemática mundial, o instituto se orgulha de formar grandes nomes da pesquisa, como Artur Avila, ganhador da Medalha Fields – o equivalente ao Nobel da matemática. Além disso, o IMPA desempenha um papel fundamental na popularização da matemática, na formação de professores da educação básica e na identificação de novos talentos através da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O crescimento da estrutura física do instituto visa reforçar as iniciativas na área da educação, além de ampliar as parcerias com o setor produtivo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

As novas instalações incluem gabinetes para pesquisadores; salas de estudo; salas de aula; laboratórios computacionais; centro de processamento de dados; auditório com 213 lugares; salão de leitura de 258m² com biblioteca virtual e unidades de habitação, que servirão para abrigar alunos e pesquisadores visitantes. As unidades serão prioritariamente ocupadas por alunos, que vêm de todas as partes do mundo e que vivem exclusivamente da bolsa de mestrado (R$ 1.500) ou doutorado (R$ 2.200) e têm dificuldades para encontrar moradia adequada no Rio de Janeiro. Por esse motivo, nos últimos anos, o IMPA tem perdido muitos talentos para instituições em cidades com custo de vida mais baixo e para universidades no exterior.

A nova estrutura, comparável à dos principais centros de pesquisa do mundo, vai permitir o desenvolvimento do instituto e contribuir ainda mais para a pesquisa. A expansão é para os alunos, os pesquisadores, a comunidade científica, bem como para os cariocas e os brasileiros.