Navegar

13/05/2021

Ubiratan D'Ambrosio morreu nesta quarta (12), aos 88 anos

Foto: Reprodução do site oficial do matemático

Professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o matemático Ubiratan D’Ambrosio morreu nesta quarta-feira (12), aos 88 anos. A família não divulgou a causa da morte. Ele era conhecido principalmente por sua pesquisa em etnomatemática, campo científico que discute o ensino tradicional da disciplina e sua aplicação em diferentes contextos culturais.

D’Ambrosio recebeu prêmios internacionais por suas contribuições à disciplina. Em 2001, foi laureado pela Comissão Internacional de História da Matemática com o Prêmio Kenneth O. May por seu trabalho em história da matemática. Quatro anos depois, ganhou a medalha Felix Klein da Comissão Internacional de Instrução Matemática por suas contribuições à educação matemática.

Leia mais:  IMPA sedia conferência virtual sobre teoria das cordas
Viana na Folha: “A matemática é criada ou descoberta?”
Museu da Vida lança websérie infantil sobre matemática

Colaborou com cursos de pós-graduação de educação e de ensino de ciências e matemática na Unicamp, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-Rio Claro) e na Universidade de São Paulo (USP). Também foi professor visitante da Unesco no programa de pós-graduação do Centre Pédagogique Supérieur de Bamako, na República do Mali. Entre 1972 e 1980, dirigiu o Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC/Unicamp).

Fontes: SBM e Jornal da Unesp

Leia também: Em evento virtual, IMPA celebra Dia da Mulher na Matemática
Valdir Pereira Júnior conquista Prêmio Tese do IMPA 2020