Navegar

12/05/2021

Museu da Vida lança websérie infantil sobre matemática

Imagem reproduzida da websérie “Show da Vevel”, do Museu da Vida

Por que os números são infinitos? Com um olhar observador sobre os fenômenos do mundo, as crianças são capazes de formular algumas das perguntas mais interessantes sobre ciência. Buscando fomentar este interesse natural pelo conhecimento, o Museu da Vida da Fiocruz lançou a websérie “Show da Vevel”, que fala sobre a matemática do dia a dia para um público infantil de até 10 anos de idade. O roteiro do projeto, baseado em perguntas enviadas pelos pequenos nas redes sociais do Museu, contou com consultoria científica de pesquisadores do IMPA.

Os episódios contam com recursos de tecnologia assistiva – janela de Libras, legenda e audiodescrição. Os dois primeiros capítulos, sobre anos-luz e a existência de som no espaço, já estão disponíveis no YouTube da instituição. Mais três capítulos serão lançados até a primeira semana de junho. Na semana seguinte, estreia o “Show da Chi”, websérie no mesmo formato que tem como tema a prevenção e cuidados em relação ao mosquito Aedes aegypti.

Leia mais:  Em evento virtual, IMPA celebra Dia da Mulher na Matemática
Viana na Folha: “A matemática é criada ou descoberta?”
Valdir Pereira Júnior conquista Prêmio Tese do IMPA 2020

Para despertar a curiosidade da criançada, o roteiro priorizou elementos simples, narrativos, lúdicos e divertidos. As personagens principais, Vevel e Chici, vieram respectivamente dos espetáculos “O problemão da Banda Infinita” e “É o fim da picada!”, ambos produzidos pelo Museu da Vida. O cenário é assinado pelo artista visual Rodney Wilbert, e a identidade visual foi elaborada pela designer Bárbara Mello.

“Como profissional de divulgação científica e, antes, como mãe, sempre me chamou atenção o fascínio que certos vídeos no YouTube exercem sobre as crianças pequenas. Em especial, vídeos com pessoas manipulando bonecos ou outros brinquedos de marcas comerciais, criando narrativas”, contou Fernanda Marques, jornalista da Fiocruz Brasília e uma das idealizadoras do projeto, ao site da instituição. Ela destacou ainda que as webséries são um “show de ciência e arte”. “Não são videoaulas, são shows, com leveza, humor e conhecimento.”

Neste link, atualizado toda quarta-feira, é possível conferir os vídeos de ambas as séries.

Leia também: No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Natally de Assis
Apaixonado por desafios, Jairon Henrique ingressa na FGV-Rio