Navegar

13/05/2021

IMPA sedia conferência virtual sobre teoria das cordas

Voltada para físicos e matemáticos que atuam em teoria das cordas, a conferência internacional String-Math 2021 será realizada entre 14 e 18 de junho pelo IMPA. Este é o maior evento do mundo dedicado ao tema, e é a primeira vez que ele será sediado na América Latina. O encontro vai ser virtual, e as inscrições, gratuitas, estão abertas

Serão mais de 20 palestras de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros, transmitidas pelo canal de YouTube do IMPA e também no Zoom. Entre os palestrantes, está Pedro Vieira (Perimeter Institute for Theoretical Physics e ICTP-SAIFR), que vai traçar um panorama sobre teoria das cordas para estudantes de nível do Ensino Médio.

Leia mais:  Em evento virtual, IMPA celebra Dia da Mulher na Matemática
Viana na Folha: “A matemática é criada ou descoberta?”
Museu da Vida lança websérie infantil sobre matemática

“Os palestrantes são grandes expoentes da matemática nesta área, e alguns deles conquistaram a Medalha Fields. Como neste ano ela será online, a expectativa é que mais de mil pessoas participem”, conta o pesquisador Reimundo Heluani, principal organizador da conferência.

A teoria das cordas fica na interface entre a matemática e a física, explica Henrique Bursztyn, pesquisador do IMPA também à frente da estruturação do evento. “É uma área original da física, de onde surgiram ideias que têm tido um grande impacto em áreas da matemática pura que, a princípio, não têm nenhuma relação com a física. No IMPA, o desenvolvimento de pesquisas em teoria de cordas é recente.” 

Geometria simplética, algébrica, complexa e derivada e até álgebra de vértices são algumas das áreas da matemática que abordam tópicos da teoria de cordas, complementa Reimundo Heluani.

Ao discorrer sobre a programação, os dois pesquisadores dão destaque especial para a apresentação do brasileiro Pedro Vieira, única que será voltada para o público geral. Durante a aula, a ser ministrada em português, Vieira vai falar sobre o surgimento da teoria das cordas e de como ela pode ser aplicada em diferentes áreas do conhecimento. Ele trará para discussão alguns problemas em aberto da física e da matemática relacionados ao tema.

A programação completa está disponível no site do evento.

Leia também: No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Natally de Assis
Valdir Pereira Júnior conquista Prêmio Tese do IMPA 2020