Navegar

17/05/2022

Autoridades parabenizam medalhistas da OBMEP

Foto: Filipe Silva (SEAPC MCTI)

O primeiro dia de programação do 7º Encontro do Hotel de Hilbert contou com a participação virtual de figuras importantes do país, como o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que deram palavras de incentivo aos estudantes presentes. Quase 200 jovens do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio estão participando do evento, que propõe uma imersão matemática com palestras e aulas aprofundadas até a próxima quinta-feira (19), em Florianópolis (SC).

Em sua fala, Alvim ressaltou o trabalho pioneiro do IMPA com a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que engaja anualmente cerca de 18 milhões de jovens na educação. “Essas olimpíadas iniciadas com esse trabalho fabuloso que o IMPA vem fazendo há anos são a base de todo o processo. É assim que a gente mostra como a ciência pode ser transformadora”, disse o ministro, que também classificou os medalhistas presentes como “vencedores em todos os sentidos”.

Leia mais: Luna Lomonaco fala sobre sistemas dinâmicos em palestra
Medalhistas da OBMEP participam do Hotel de Hilbert
Festival da Matemática prorroga inscrições para oficinas

Os alunos tiveram a oportunidade de conversar com a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que tem uma relação pessoal duradoura com a OBMEP. Medalhista desde o 6º ano do Ensino Fundamental, a parlamentar relembrou o papel importante que a competição teve em sua vida, garantindo à ela uma bolsa de estudos em uma escola particular.

Deputada federal Tabata Amaral (PSB) participou de bate-papo com os medalhistas

“A olimpíada me deu oportunidades para estudar, me fez vislumbrar um futuro diferente para mim, mas se não fosse pelos meus professores, não teria conseguido. Não sei se teria terminado o ensino médio no colégio particular, mas porque os meus professores estavam lá, eu consegui. E consegui ir galgando esses espaços em olimpíadas”, relembrou.

Realizado em Florianópolis (SC), o evento contou com apoio financeiro da deputada, que destinou recursos de uma emenda parlamentar para financiar esta e a próxima edição da iniciativa, que acontece em 2023.

Encontro traz temas inovadores e criativos da matemática

Nas atividades do Encontro, 14 professores universitários são responsáveis por apresentar aos alunos temas inovadores, criativos e curiosos para quatro grupos de estudantes. Na segunda-feira (16), os jovens participaram da palestra virtual “Pitágoras não existiu”, ministrada pela professora Tatiana Roque, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na apresentação “Como escolher as melhores estratégias em teoria dos jogos”, o professor Leandro Batista Morgado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordou situações estratégicas, em que os jogadores escolhem ações visando resultados específicos. Uma das alunas que participou da atividade foi a medalhista de bronze Lia Andreus, de Blumenau (SC), que afirmou ter se encantado pela área de teoria dos jogos.

“O encontro está sendo uma experiência incrível, gostei demais! Tive aulas sobre assuntos que me interessam muito. Tenho certeza de que vou voltar para casa com mais vontade de estudar”, comentou Lia.

Rogério Ricardo Steffenon, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), falou sobre Contagem Dupla, e André Vanderlinde da Silva, da UFSC, abordou a geometria euclidiana. Já Eslley Scatena Gonçalves, também da UFSC, apresentou a palestra “harmonia do mundo”, na qual explorou as leis de Kepler.

Daniel Amaral de Santana, de Natal (RN), gostou da interseção que a aula de Eslley trouxe entre matemática e física. “Achei um tema muito interessante, principalmente porque não o conhecia muito bem. Com a ajuda da matemática, pude aprender física! Já tinha estudado as leis de Kepler, mas aqui o assunto foi bem mais aprofundado do que na escola”, comentou o estudante, que participa do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) desde 2020.

E ainda tem muita programação ao longo da semana! Até a próxima quinta-feira (19), os alunos participarão de aulas sobre a matemática e a exploração do petróleo, números grandes e sua relação com o universo, cartões mágicos e jogos de subtração de palitos, tabuleiros e invariantes, sequências numéricas com números figurados e poligonais centrais, entre outros temas.

Leia também: IMPA planta mais de 5.500 mudas da Mata Atlântica
Internacionalização é traço marcante dos 70 anos do IMPA