Navegar

19/01/2021

INCTMat abre chamada pública para bolsa de pós-doutorado

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) abriu seleção, via CAPES, para uma bolsa de pós-doutorado em Matemática e Matemática Aplicada e Estatística. As inscrições estão abertas até 22 de fevereiro, e o valor da bolsa é de R$ 4.100, conforme tabela CAPES. A previsão é que os candidatos iniciem as atividades entre abril e junho de 2021.

A bolsa tem duração máxima de 12 meses e período mínimo de seis meses, e o candidato  deverá ter concluído o doutorado até o fim da data da inscrição. Durante a vigência do benefício, o bolsista terá que desenvolver as atividades na mesma instituição de vínculo do seu supervisor. Serão priorizadas as propostas daqueles que pretendem realizar o pós-doutoramento em instituições diferentes daquelas onde concluíram o doutorado.

Leia mais: Na Folha, Viana fala do ensino da matemática na educação básica
On-line, Curso de Verão chega ao Canadá e à Suécia
Inscrições para PROLÍMPICO vão até 15 de fevereiro

Para se inscrever, é preciso preencher o “Formulário Individual para Indicação de Bolsista de Pós-doutorado”. O candidato também deve reunir uma “Carta de Anuência” do supervisor afirmando o compromisso de não se ausentar por mais de dois meses consecutivos da instituição de vínculo durante a vigência da bolsa e uma “Carta de Anuência” da Coordenação do Programa de Pós-graduação da Instituição onde o projeto será desenvolvido.

O pedido de bolsa deve ser encaminhado pelo supervisor, junto aos documentos listados acima, para o endereço inctmat@impa.br. As candidaturas serão avaliadas pelo Comitê Gestor do INCTMat, que divulgará os resultados em 26 de março. Além dos documentos listados acima, candidatos estrangeiros precisam obter um visto temporário e chegar ao Brasil antes do início da bolsa para tomar as providências necessárias. Mais informações podem ser conferidas na página do INCTMat.

Leia também: Aloisio Araujo conquista Prêmio Werner Baer 2020
Para além dos 10 dígitos: as várias formas de se contar