Navegar

18/04/2022

Centro Pi é destaque em reportagem da TV Brasil

O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) foi destaque em reportagem do programa Ciência é Tudo, da TV Brasil, exibida neste sábado (16). A matéria ressaltou o objetivo do laboratório de contribuir para a transferência de tecnologia matemática e a capacitação de profissionais de alto nível para a indústria nacional. O programa completo está disponível no YouTube da TV Brasil

Em entrevista ao canal, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, falou sobre o papel do instituto na sociedade. “O IMPA vem buscando instrumentos para fazer progredir a aplicação da matemática na vida real e, em particular, na atividade econômica. O Centro Pi foi a melhor maneira de alcançar esse objetivo, que passa também por capacitar pessoas e por fazer a transferência de tecnologia ligada à matemática de dentro das portas da academia para as empresas”, afirmou.

Leia mais: Fabiele Loterio realiza sonho de cursar pós-graduação no IMPA
IMPA lança Olimpíada Mirim, para alunos do 2º ao 5º ano do EF
Confraternização dá boas-vindas a novos pesquisadores

O programa abordou os projetos do Centro Pi em parceria com a Dasa, que resultou na criação de um algoritmo capaz de avaliar a quantidade de líquido amniótico, e com a Vale, que usou geoestatística e inteligência artificial para avaliar a viabilidade econômica das atividades de mineração. 

A matéria falou ainda das atividades dos 70 anos do IMPA, comemorados neste ano. “Uma preocupação dessa comemoração é incorporar a ideia de que o IMPA se tornou uma instituição que está muito mais próxima hoje em dia da sociedade brasileira como um todo. Nós realizamos a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que conta com a participação de 20 milhões de crianças, estamos atuando junto do setor produtivo e contribuindo para a melhoria da eficácia da nossa economia, temos um papel muito significativo no ensino infantil e na popularização da matemática, com a realização do Festival Nacional da Matemática”, disse o diretor-geral do instituto.

Leia também: Estudo alemão conclui que peixes são bons de aritmética
Membros da embaixada e do consulado francês visitam IMPA