Navegar

19/04/2022

Alunos do IMPA são premiados em Maratona de Programação

Além do fascínio pela matemática, um grupo de mestres e pós-graduandos do IMPA compartilha também a paixão pela programação. Formado por iniciativa dos próprios alunos, o grupo “Last Chance” foi premiado com uma medalha de ouro na Maratona SBC (Sociedade Brasileira de Computação) de Programação. A equipe teve o doutorando Lucas Resende como treinador e incluiu Célio Passos e Angel Napa, ambos mestres pelo IMPA, e Yukon Zhao, aluno de mestrado, como competidores. 

Leia mais: Centro Pi é destaque em reportagem da TV Brasil
Fabiele Loterio realiza sonho de cursar pós-graduação no IMPA
IMPA lança Olimpíada Mirim, para alunos do 2º ao 5º ano do EF

A 26ª edição da Maratona de Programação aconteceu em Gramado (RS), de 31 de março a 2 de abril, e desafiou os estudantes a buscarem novas soluções de software. Os competidores tiveram cinco horas para resolver o maior número possível de problemas dentre as 16 questões entregues no início da competição. A cada problema resolvido, o grupo recebia um balão da cor designada para a questão. 

Programadores de todo o país travaram uma batalha contra o relógio na solução dos problemas propostos. Ao final, o grupo “Last Chance” havia conquistado seis balões coloridos, arrebatando não só a medalha de ouro, como também o 4º lugar geral na América Latina. 

O doutorando Lucas Resende, que faz parte da equipe do Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA), foi treinador do grupo e explica que a competição revelou um interesse em comum entre eles. “Eles treinaram durante muito tempo para participar, porque para fazer isso é preciso entender bem como funciona o algoritmo, de onde vem e qual é a motivação dele. É parecido com a matemática, mas ao invés de tentar achar uma demonstração para resolver um problema, nós buscamos um algoritmo para resolver o problema”, comentou.  

Com a vitória, os alunos foram convidados a participar da competição internacional, que será realizada no Egito em 2023.

Leia também: Confraternização dá boas-vindas a novos pesquisadores
Estudo alemão conclui que peixes são bons de aritmética