Systolic and Diastolic Geometry

 

IMPA, Rio de Janeiro, Março 17 – 21

O estudo da Geometria propõe muitos problemas de comparação entre o volume de um espaço e o comprimento/área de curvas/superfícies de certo tipo que ele contém. Exemplos de problemas deste tipo são vários. Todo bilhar convexo e limitado no plano contém órbitas periódicas, em particular uma de menor período. Variando o bilhar, mas mantendo a área fixada, qual deles tem a maior órbita periódica de menor período? Todas as esferas contêm uma geodésica periódica imersa, em particular uma mais curta. Dentre as esferas com mesma área, quão grande pode ser o comprimento desta geodésica mais curta? Cada superfície compacta tem um espectro associado ao seu operador Laplaciano, e este contém um menor autovalor positivo. Dentre as superfícies de mesma área, quão grande pode ser este primeiro autovalor? Tais e outras perguntas, muito semelhantes, têm sido investigadas por matemáticos de diversas especialidades e através de diferentes técnicas oriundas da Geometria Diferencial, da Análise e da Geometria Simplética. Apesar de grandes avanços na direção de estabelecer desigualdades ótimas para as quantidades acima discutidas, ainda assim muitas conjecturas básicas sobre elas permanecem. O evento “Systolic and Diastolic Geometry” será dedicado a divulgar o estado da arte sobre as principais conjecturas acerca de problemas como os descritos acima, e a reunir diferentes especialidades para motivar pesquisas futuras, nas quais técnicas inovadoras, inspiradas pelas analogias entre estes problemas, possibilitem avanços significativos e a solução de problemas fundamentais em Análise Geométrica e Geometria Simplética.

*Se você recebeu uma mensagem da Global Travel Experts, ela não é organização do evento, provavelmente é um golpe. Todas as mensagens oficiais sobre o evento são enviadas pelo e-mail eventos@impa.br. *

 

Inscrição 

 

Programa

 

◊ Foto

 

◊ Palestrantes Convidados

 

◊ Palestras curtas

 

◊ Apoio Financeiro

A comissão organizadora está comprometida em obter recursos para oferecer apoio financeiro à participação de jovens pesquisadores e estudantes. Para ser considerado para o apoio financeiro, indique seu interesse no formulário de inscrição, envie um currículo e preencha os campos de CPF (para brasileiros) ou Passaporte (para estrangeiros) e endereço na aba “Dados Pessoais”. O prazo para solicitar auxílio é 10 de janeiro de 2025, com respostas esperadas a partir de 17 de janeiro de 2024.

 

◊ Comissão Científica
  • Lucas Ambrozio (IMPA)
  • Vinicius Ramos (IMPA)
  • Umberto Hryniewicz (Aachen)

 

◊ Comissão Organizadora

  • Lucas Ambrozio (IMPA)
  • Vinicius Ramos (IMPA)
  • Umberto Hryniewicz (Aachen)

 

Informações da Cidade

 

◊ Informações dos hotéis

 

Contato

 

Patrocinadores