Navegar

23/05/2024

Conversation Brasil explica a origem da palavra algoritmo

 

Estátua de Al-Khwarizmi em Khiva, no Uzbequistão. Foto: Wikimedia Commons

Essenciais para compreender o comportamento de usuários na internet, importantes no funcionamento de plataforma de streaming, os algoritmos tornaram-se imprescindíveis no mundo atual. É inegável que todos já tenham ouvido falar neles, mas, afinal, qual a sua origem? 

Em um texto publicado pela The Conversation Brasil e reproduzido pela Folha de S.Paulo, Debbie Passey, bolsista da Universidade de Melbourne, na Austrália, se dedicou a explicar a história da palavra. 

Leia mais: Folha: ‘O advento da matemática chinesa’
Economista da Petrobras conclui doutorado no IMPA
Inscrições abertas para o 7º Prêmio IMPA de Jornalismo

“Mais de 1.000 anos antes da internet e dos aplicativos de smartphones, o cientista e polímata persa Muhammad ibn Mūsā al-Khwārizmī inventou o conceito de algoritmos. De fato, a própria palavra vem da versão latinizada de seu nome, “algorithmi”. E, como você pode suspeitar, ela também está relacionada à álgebra”, explica a cientista. 

Considerado, por alguns, o pai da Álgebra e o avô da ciência da computação, Al-Khwārizmī viveu de 780 a 850 d.C., durante a Era de Ouro Islâmica. De acordo com a publicação, os escritos matemáticos de Al-Khwārizmī introduziram os numerais hindu-arábicos para os matemáticos ocidentais. O sistema número, que usamos até hoje ( 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0), é o responsável por sustentar a tecnologia de computação.

Para ler mais sobre Al-Khwārizmī, acesse o The Conversation Brasil.

O site The Conversation Brasil reúne conteúdos produzidos por acadêmicos e jornalistas com base em pesquisas, com foco nas áreas de ciência, ambiente, tecnologia e saúde.  A versão brasileira do site entrou no ar em setembro do ano passado. A página tem como lema “rigor acadêmico, estilo jornalístico”, e tem o Brasil como seu nono país de atuação. O objetivo do site é alcançar o público geral com a estratégia de licença para republicação gratuita.

Leia também: IMPA, SBM e MCTI lançam prêmio ‘Elas na Matemática’
Medalhista da Olimpíada Mirim é desenvolvedor de jogos