Navegar

29/12/2023

Retrospectiva 2023: avanços, prêmios e congressos

Avanço no Teorema de Ramsey e a repercussão da pesquisa desenvolvida no IMPA, realização do 34º Colóquio Brasileiro de Matemática, principal evento da área no Brasil e a premiação de pesquisadores do instituto foram alguns dos fatos que marcaram o ano de 2023 no IMPA. Selecionamos cinco notícias do IMPA para você relembrar.   

Recorde de público no 34º CBM 

O 34º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM) reuniu mais de 1,1 mil pessoas no IMPA. O evento, que ocorreu entre 24 e 28 de julho, contou em 2023 com o maior número de participantes presenciais desde a sua primeira edição em 1957. O evento é a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira e tem contribuído de forma expressiva para o seu desenvolvimento e fortalecimento. 

Neste ano, o Colóquio teve seis plenárias que foram comandadas por pesquisadores de renome internacional: Federico Ardila (Universidade de São Francisco); Laura DeMarco (Universidade de Harvard); Claudia Polini (University of Notre Dame); Camilo De Lellis (Institute for Advanced Study); Omri Sarig, (Weizmann Institute of Science) e Bernard Derrida (Collège de France). A edição deste ano contou ainda com palestras de divulgação, mesas redondas, apresentações de pôsteres e 23 sessões temáticas – número recorde na história do evento.

Avanços no Teorema de Ramsey

Nos últimos 88 anos, pesquisadores de todo o mundo tentaram avançar no limite superior para o Teorema de Ramsey, um dos primeiros na área de combinatória. Em janeiro deste ano, durante o Programa de Verão do IMPA, um grupo composto por Robert Morris (IMPA), Marcelo Campos (doutor pelo IMPA e pós-doutorando na Universidade de Oxford), Simon Griffiths (PUC-Rio) e Julian Sahasrabudhe (Cambridge) chegou a um novo algoritmo capaz de melhorar o limite do teorema. O avanço foi o mais significativo na área desde 1935.

Desafiadora, a teoria de Ramsey foi objeto de estudo do matemático britânico William Timothy Gowers, ganhador da Medalha Fields, em 1998. Nas redes sociais, o matemático reconheceu o progresso do grupo no IMPA e contou que já havia trabalhado no problema, porém sem avanços.  

A descoberta do novo algoritmo foi destaque na capa do jornal O Globo; na Folha de S.Paulo; na edição on-line da Revista Galileu e também na Quanta Magazine

Leia mais: ‘Há questões que acertei graças ao PIC’, diz Letícia
Retrospectiva 2023: IMPA abraça novos desafios

Pesquisadores Premiados

Em novembro, o pesquisador do IMPA Robert Morris foi agraciado com o Prêmio Leroy P. Steele de Contribuição Seminal à Pesquisa, que reconheceu o artigo, “Independent sets in hypergraphs”, publicado no Journal of the American Mathematical Society (2015) como um trabalho de extrema importância para área de combinatória probabilística. O artigo também é assinado pelos pesquisadores József Balogh (Universidade de Illinois Urbana-Champaign) e Wojciech Samotij (Universidade de Tel Aviv). 

A distinção é concedida anualmente pela American Mathematical Society a trabalhos de importância fundamental ou duradoura em cinco áreas da matemática. 

Em julho, o pesquisador do IMPA Paulo Orenstein foi agraciado com o Google Research Awards que oferece financiamento de pesquisas de cientistas em início de carreira em todo o mundo. Orenstein foi o único brasileiro selecionado nesta edição do prêmio. O projeto “Monitoramento florestal com imagens de satélite e aprendizado de máquina: diagnóstico, previsão e quantificação de incertezas” consiste no desenvolvimento de um algoritmo capaz de automatizar a detecção de desmatamento na Floresta Amazônica, através do uso de tecnologia de redes neurais. O trabalho é realizado em parceria com a ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que forneceu imagens de satélite da região para o desenvolvimento da ferramenta.

No mesmo mês, o pesquisador do IMPA Hubert Lacoin recebeu o prêmio ISAAC (International Society for Analysis its Applications and Computation), que reconhece a cada dois anos jovens cientistas com menos de 40 anos, por méritos em análise, suas aplicações e computação. A premiação ocorreu durante um congresso do instituto em Ribeirão Preto (SP). 

Carolina Araujo na ABC 

Em 10 de maio, a pesquisadora do IMPA Carolina Araujo foi diplomada como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia ocorreu durante a Sessão Solene da Reunião Magna da ABC, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. Aplaudida, Carolina recebeu o diploma da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Os membros titulares da ABC são cientistas com destacada atuação profissional. Ao todo, 18 pesquisadores do IMPA integram a ABC.

Felipe Gonçalves recebe apoio do Serrapilheira

O pesquisador do IMPA Felipe Gonçalves foi um dos 32 cientistas escolhidos para ter seu projeto de pesquisa financiado pelo Instituto Serrapilheira em parceria com a Faperj. Ele foi selecionado pela 6ª chamada pública de apoio à ciência do instituto e poderá investir R$ 700 mil em sua pesquisa ao longo de cinco anos.

O projeto de Felipe Gonçalves, ‘Qual é o arranjo mais eficiente de esferas em várias dimensões?’, busca encontrar a melhor configuração de esferas em um espaço multidimensional a fim de cobrir a maior proporção do espaço.

Os pesquisadores do IMPA Vinicius Ramos, Luna Lomonaco e Jethro Van Ekeren também são apoiados pelo instituto.

Leia mais: Em coluna na Folha, Viana divulga desafios matemáticos
PAPMEM: inscrições abertas até 19 de janeiro
‘OBMEP me incentivou a estudar’, diz medalhista