Navegar

21/12/2023

Prefeito do Rio assina 1º termo de cessão do IMPA Tech

Na foto: Jorge Vitório Pereira, diretor-adjunto do IMPA; Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação; Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA; Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico; Gustavo Guerrante, diretor-presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar); Aline Lombardi, assessora da presidência da CCPar; Francisco dos Santos Silva, gerente administrativo e financeiro do IMPA Tech; Manuela Cervo, gerente administrativa do IMPA; Cristina Ramos, coordenadora de Apoio Psicopedagógico do IMPA Tech.

 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante, assinaram nesta quinta-feira (21) o memorando de entendimentos para cessão do espaço do IMPA Tech, na zona portuária da cidade, ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A assinatura do documento ocorreu durante uma reunião na sede do IMPA com o diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, o diretor-adjunto, Jorge Vitório, a gerente administrativa, Manuela Cervo, e o gerente administrativo e financeiro do novo curso de graduação, Francisco Silva.

“O prefeito Eduardo Paes visitou o IMPA, acompanhado dos secretários Chicão Bulhões e Renan Ferreirinha e do presidente Gustavo Guerrante da CCPAR, para coordenar diversos aspectos da nossa parceria na construção do projeto do IMPA Tech, a graduação do IMPA. Foi uma reunião muito produtiva e muito promissora para o lançamento do curso no início de 2024”, explicou Viana. Aline Lombardi, assessora da presidência da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) também esteve presente no encontro.

Leia mais: OBMEP divulga lista de premiados da 18ª edição
Na Folha, Viana conta a história do cavalo que calculava
INCTMat abre chamada de apoio a eventos científicos

Na reunião, o IMPA e a prefeitura do Rio abordaram ainda a compra de mobiliário e equipamentos para o espaço, a contratação da empresa para gerir o galpão que também vai abrigar startups e empresas de tecnologia, a compra dos apartamentos que estarão disponíveis para os estudantes a partir de 2025, além de definir detalhes sobre o alojamento temporário dos estudantes para 2024. 

Sobre o IMPA Tech 

O IMPA inaugura no ano que vem seu primeiro curso de graduação, o IMPA Tech. O bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação tem como objetivo capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de trabalho. Gratuito e inovador, o curso funcionará no Porto Maravalley, um hub de tecnologia desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, na zona portuária da cidade, e vai dividir um galpão de 10 mil m² com diversas empresas do setor. 

Ao todo, serão disponibilizadas até 100 vagas para estudantes de todo o Brasil. Neste ano, o processo seletivo  leva em consideração o desempenho de alunos em cinco olimpíada do conhecimento: OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), OBF (Olimpíada Brasileira de Física), OBQ (Olimpíada Brasileira de Química) e OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). Também podem disputar uma vaga alunos com as melhores notas em matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições estão abertas até 28 de dezembro. Acesse aqui o edital e inscreva-se!

Leia também: Integrante do MOI ganha 2º lugar no Prêmio Elisa Frota Pessoa
Fábio Suim assume pesquisa em universidade da Noruega