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09/12/2021

No blog Ciência & Matemática: pós-graduação e excelência

Artigo publicado no blog Ciência e Matemática do jornal O Globo, coordenado pelo diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim.

Carlos Eduardo de Viveiros Grelle, professor do Departamento de Ecologia da UFRJ

Qual a relação entre as atividades de pós-graduação e a excelência acadêmica na graduação? Para responder, temos que lembrar que, no Brasil e no resto mundo, as pós-graduações são as principais responsáveis pela produção científica. A valorização da pesquisa científica mudou a forma como as universidades ensinam os alunos. 

Ao longo dos séculos, a tradição dos colleges medievais, exclusivas para o clero e restritas ao ensino do Trivium (lógica, gramática, retórica) e Quadrivium (aritmética, música, geometria, astronomia), mudaram e, aos poucos, a partir do século XI, as faculdades se tornaram laicas. E no início do século XIX, o prussiano Wilhelm von Humboldt estabeleceu na Universidade de Berlim um modelo que seria seguido pelo mundo: o da incorporação da pesquisa científica na universidade. Alguns historiadores consideram que essa mudança no sistema educacional superior e mais a tradição artística e filosófica iniciada no século XVIII, criou do final do século XIX ao início do século XX o ambiente intelectual ideal para que mentes geniais como Albert Einstein, Max Planck, Paul Ehrlich, Fritz Haber, Walther Rathenau, entre outros, pudessem se desenvolver na Alemanha. O excelente livro do Fritz Stern (O Mundo Alemão de Einstein – Companhia das Letras) conta parte dessa história.

No Brasil a percepção da importância do desenvolvimento científico, também no ensino de graduação, é bem representada pela frase do professor e pesquisador Carlos Chagas Filho da UFRJ: “aqui se ensina porque se pesquisa”. Podemos elencar várias aptidões que um professor deve ter, algumas inclusive que dependem de talento nato, mas o domínio do conteúdo a ser ensinado é sem dúvida uma das mais importantes. E no desenvolvimento de pesquisas científicas o professor é obrigado a estar atualizado e a muitas vezes chegar na borda do conhecimento, tendo noção do estado da arte no assunto em questão.

Leia o artigo completo no blog Ciência e Matemática