Navegar

20/12/2021

Lopes é homenageado na PUC-Rio por pesquisa na pandemia

Jorge Lopes, coordenador de projetos tecnológicos do IMPA, recebe a medalha do reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira. Crédito: Antonio Albuquerque

Jorge Lopes, coordenador de projetos tecnológicos do IMPA, recebe a medalha do reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira. Crédito: Antonio Albuquerque

O  coordenador de projetos tecnológicos do IMPA, Jorge Lopes, recebeu na quinta-feira (16) o Diploma de Mérito e Medalha Dom Helder Câmara, uma das principais condecorações da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), onde é pesquisador de Design. Lopes foi eleito para receber a premiação deste ano pela relevância de seus trabalhos científicos para a sociedade em meio à pandemia. 

No início de 2020, quando o coronavírus despontava no Brasil e no mundo, Lopes usou a expertise e estrutura de seu laboratório na PUC-Rio, que desenvolve projetos na área de medicina, para produzir Equipamentos de Proteção Individual, os chamados EPIs, à época em escassez no mercado por conta do súbito aumento de demanda nos hospitais. 

“É uma enorme honra receber este reconhecimento, em um evento tão destacado da universidade. Quando iniciamos o projeto de produção das EPIs, a ideia era contribuir com o que a gente pudesse para a situação. Mas foi muito gratificante ver tantas pessoas engajadas na iniciativa, se mobilizando para ajudar”, afirmou Lopes durante a cerimônia de entrega do diploma e da medalha, feita durante a Assembleia Universitária realizada pela instituição, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no campus da PUC-Rio, na Gávea.

A força-tarefa para confecção das EPIs, reconhecida pela PUC-Rio, reuniu acadêmicos, instituições e empresas, segundo Lopes. Através de impressoras 3D, o grupo produziu máscaras, laringoscópios e conectores para intubação, entre outros objetos.

Designer de formação e tecnologista do Centro Pi (Centro de Pesquisa e Inovação do IMPA), Jorge Lopes tem um currículo interdisciplinar, com passagens por pós-graduações em engenharia e arqueologia. Sua especialidade é a manufatura aditiva, método de confecção que permite produzir objetos de forma imediata por meio de um modelo digital e sem necessidade de moldes.