Navegar

17/12/2021

Jornalistas contam bastidores de reportagens sobre matemática

Os jornalistas vencedores da categoria “Matemática” do Prêmio IMPA de Jornalismo 2021 se reuniram nesta sexta-feira (17) em webinário transmitido no YouTube do IMPA para contar os bastidores das reportagens premiadas. Os jurados – o diretor-geral do Instituto, Marcelo Viana, e o jornalista Raphael Gomide, assessor de comunicação do IMPA – conduziram a conversa entre Camille Lichotti, da Revista Piauí, Bruno Vaiano, da Revista Superinteressante, e Gabriel Alves, da Folha de S.Paulo. 

Durante o webinário, o diretor-geral do IMPA afirmou que a matemática foi deslocada para o centro do debate com a pandemia. “Nunca se falou tanto de matemática nos últimos anos. A razão a gente sabe. A ferramenta que tínhamos para entender a evolução da pandemia era, sobretudo, a matemática. Os modelos nos ajudaram a dar prognósticos, que nem sempre agradavam”, comentou.  

Primeira colocada na categoria “Matemática”, Camille Lichotti contou os caminhos que a levaram a fazer a reportagem “Feira livre de Covid/O paciente zero”, vencedora da premiação. No texto, a jornalista da Revista Piauí explica um modelo desenvolvido por matemáticos e físicos do Brasil para rastrear a transmissão da Covid-19 em um ambiente tipicamente brasileiro, a feira livre, e conta como a técnica foi usada para retratar a epidemia em uma cidade de Alagoas. O objetivo do estudo que a repórter acompanhou era entender o papel da feira na disseminação da doença, em um momento no qual ela ainda era pouco conhecida. 

“O interessante da matéria é mostrar que existe uma forma inteligente de pensar essas medidas, saber o que é mais efetivo em termos de política pública para conter a doença. Usar a ciência e essas ferramentas para resolver problemas que estão sendo colocados. É um exemplo da potência que tem a ciência brasileira”, afirmou a vencedora, que revelou durante a conversa que, por ter cursado dois anos da graduação em engenharia, ganhou mais familiaridade com a área. “Já estava um pouco acostumada com essas coisas dos números, e montar planilha”, brincou. 

Em “As várias faces do infinito”, reportagem da Superinteressante que garantiu a segunda colocação na categoria, o repórter Bruno Vaiano detalhou a descoberta de Georg Cantor, o matemático que elaborou o conceito de número transfinito, provando que alguns infinitos são maiores que outros. “O objetivo era explicar a descoberta do conceito dos números transfinitos. Queria apresentar o personagem de Cantor como um anti-herói da história do conhecimento ali no final do século XIX. A gente sabe que a divulgação científica também é feita desta construção de alguns personagens. Queria que as pessoas soubessem quem ele era e que elas tivessem essa reflexão sobre o infinito”, contou Vaiano. 

Para desmistificar a matemática para as crianças, o jornalista Gabriel Alves encarou o desafio de falar sobre probabilidade na matéria “Matemática permite saber alguma coisa ainda que tudo seja incerto”, publicada na Folhinha, suplemento do jornal Folha de S.Paulo voltado ao público infantil. A reportagem conquistou o terceiro lugar do Prêmio IMPA na categoria matemática, e teve como entrevistado o pesquisador do Instituto Roberto Imbuzeiro. 

“A minha intersecção com a realidade foi a trajetória e pesquisa do Roberto Imbuzeiro. Muito baseado na experiência dele, consegui trazer esses exemplos. Como se calcula a chance de ganhar na loteria, como saber se uma pesquisa eleitoral pode refletir razoavelmente bem a realidade. E a pesquisa dele que é super interessante: como consigo entender e mapear o que está por trás de uma rede social”, disse o repórter. 

Ao fim da transmissão, Raphael Gomide agradeceu aos participantes e os parabenizou pelos trabalhos. “É uma satisfação ter vocês três como grandes exemplos de um jornalismo de forma geral bem feito, de dedicação, empenho e profundidade na apuração.”

Além dos vencedores, o Prêmio IMPA concedeu menções honrosas na categoria matemática às reportagens “Medicina 4.0”, do programa Sinais Vitais, da CNN Brasil; “A vacinação em si não conseguirá conter a Delta”, da jornalista Giuliana de Toledo, publica no jornal O Globo; e “A matemática no cotidiano”, da TV Brasil e feita por equipe formada pelos jornalistas Renato Fanti de Araujo Pereira Cavalcanti, Vitor Chambon, Priscila Cestari, Leandro Viana e Ana Elisa Santana.

Lançado em 2018 para aproximar a matemática da sociedade e ampliar a divulgação científica no Brasil, o Prêmio IMPA de Jornalismo 2021 tem o objetivo de valorizar o trabalho da imprensa e estimular a produção de reportagens sobre matemática, ciência e tecnologia. A seleção reconhece reportagens que tratam os temas de forma interessante e original, provocam reflexão sobre essas áreas de conhecimento e estimulam sua popularização no país.

O webinário com os vencedores da categoria “Matemática” está disponível na íntegra no YouTube do IMPA, assim como o da categoria “Divulgação Científica”.