Navegar

18/12/2023

Integrante do MOI ganha 2º lugar no Prêmio Elisa Frota Pessoa

 

Com o artigo “Gênero em STEM: a experiência do projeto meninas olímpicas do IMPA”, a assistente de coordenação do MOI e estudante de mestrado da UFRJ, Juliana Ramos Pereira, foi a segunda colocada no Prêmio Elisa Frota Pessoa, promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro. O concurso agraciou os melhores artigos científicos escritos por mulheres de instituições de ensino superior do município do Rio de Janeiro e teve como tema “A Ciência e a Tecnologia na Promoção da Igualdade de Gênero”. 

Ao todo, 22 trabalhos foram premiados nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Ciências Sociais Aplicadas. O artigo desenvolvido por Juliana abordou a sub-representação feminina em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) a partir da vivência da própria estudante no programa Meninas Olímpicas do IMPA. O projeto tem como objetivo promover a efetiva presença de alunas da Educação Básica em atividades de matemática, computação e robótica, fortalecendo a presença feminina na área.

Leia mais: Encontro Regional do PIC reúne 500 estudantes no RJ, MG e AL
Folha: números primos e o Teorema de Ouro
IMPA promove palestra de prevenção ao câncer de pele

“Entrei no MOI em 2019, no primeiro ano do projeto quando ainda estava na graduação em Matemática. Entrei como licencianda e acompanhava o projeto que acontecia no Colégio Pedro II do Humaitá [localizado na zona sul do Rio de Janeiro]. Ia semanalmente e desenvolvia as atividades com as meninas. No ano seguinte comecei a fazer o meu TCC e fiz uma avaliação sobre o impacto do projeto. Foi um programa que influenciou muito a minha trajetória. Através dele compreendi também a minha presença no curso de Exatas, questões de segregação, passei a me dar conta de coisas que sofri e não havia entendido. É um projeto muito importante para mim”, destacou.

Atualmente, além de cursar o mestrado na UFRJ e integrar o Meninas Olímpicas do IMPA, Juliana dá aulas de matemática para alunos do 6º ao 9º ano. “A todo momento penso como levar para minha sala de aula os ensinamentos do MOI”, concluiu. 

A cerimônia de premiação dos vencedores do 1º concurso Elisa Frota Pessoa ocorreu na última quinta-feira (14) no Museu do Amanhã e contou com a presença do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. O projeto é uma homenagem ao pioneirismo da importante cientista e física experimental, que se destacou atuando no campo da ciência e da tecnologia no Rio de Janeiro. 

O concurso recebeu 93 artigos de estudantes de graduação, mestrado e doutorado em quatro áreas do conhecimento. O material foi submetido a uma comissão avaliadora composta por 11 pesquisadoras das principais instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro. As autoras dos trabalhos vencedores foram premiadas com valores que variam entre R$ 2,5 mil e R$ 15 mil, de acordo com a colocação e categoria. Os artigos premiados também serão compilados em um e-book que será divulgado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e o Museu do Amanhã.

Leia também: Imprensa destaca credenciamento do IMPA
IMPA Tech planeja intercâmbio entre universidades