Navegar

07/12/2023

IMPA Tech planeja intercâmbio entre universidades

 

Uma semana após abrir as inscrições para o IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do IMPA, o diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, e o cientista de projetos Lucas Nissenbaum participaram de um webinário no YouTube para esclarecer as principais dúvidas dos estudantes. Mais de 100 pessoas interessadas no bacharelado da Matemática da Tecnologia e da Inovação participaram do encontro. Na live, Viana confirmou ao público a intenção de o IMPA Tech oferecer a possibilidade de intercâmbio com universidades internacionais. 

Leia mais: Lula credencia IMPA como instituto de Educação Superior
O Globo destaca corrida por IA matemática
O improvável ‘casamento’ entre matemática e jornalismo

“Queremos sim ter parcerias sobretudo com instituições de ponta do exterior. Não estou, de forma alguma, excluindo as melhores instituições brasileiras, mas as ambições do IMPA Tech são internacionais. Já estamos conversando, num estágio preliminar, sobre mecanismo que nos permitam oferecer, a alguns estudantes com desempenho fora de série, intercâmbio com as melhores instituições dos Estados Unidos e Europa que tenham características semelhantes ao IMPA Tech”, disse Viana.

O webinário esclareceu ainda dúvidas sobre a grade curricular do novo curso. Lucas Nissenbaum explicou que a graduação foi planejada para oferecer três horas de aula teórica complementada por quatro horas de monitoria.

“Vamos seguir o modelo atual do IMPA de três períodos: um deles é o Verão que é um período mais intenso e mais curto. Nesse período, o aluno terá duas disciplinas onde ele vai mergulhar fundo no estudo, mas sem gastar todo o tempo de um semestre. Para o início do curso escolhemos matérias que vão desenvolver um conhecimento básico de matemática, em um nível muito bom, com disciplinas como cálculo, álgebra linear e muitas outras e além de aprender essa matemática de forma bem rigorosa, o aluno vai ter a disposição disciplinas  como introdução a probabilidade, introdução à ciência de dados, matéria de programação e matérias de física. Com essas matérias, o aluno vai saber um pouco mais da área de interesse e após esse um ano já vai ter noção para que área quer ir.”

Viana e Nissenbaum reforçaram que a graduação foi planejada para estudantes que gostam de matemática e de tecnologia. O curso será presencial com sede no Porto Maravalley, hub de tecnologia desenvolvido pela prefeitura do Rio. Além do IMPA Tech, o local vai abrigar startups e empresas de tecnologia. Alunos aprovados no processo seletivo terão alojamento estudantil (disponível apenas para maiores de 18 anos), auxílio alimentação e financeiro. O webinário sobre o IMPA Tech está disponível no canal do YouTube do IMPA. Confira aqui!

Leia também: Webinário discute progressos e desafios do jornalismo científico
Robert Morris é premiado pela American Mathematical Society