Navegar

28/10/2024

IMPA faz Workshop sobre Teoria Analítica dos Números

 

Começou nesta segunda-feira (28) no IMPA o 1º Workshop Brasileiro de Teoria Analítica dos Números, que reúne pesquisadores de 15 universidades, entre instituições brasileiras e internacionais, para debater estudos da área no país. Diante dos avanços mais recentes em Teoria Analítica dos Números, a conferência busca apresentar o panorama de pesquisa no Brasil, fomentando novas colaborações e incentivando uma rede de trocas científicas. O workshop vai até a próxima sexta-feira (1º). 

Para o pesquisador do IMPA Felipe Gonçalves, que faz parte do comitê organizador, o workshop é relevante por provocar o debate em torno de uma área de pesquisa matemática  – Teoria Analítica dos Números — ainda não tão popular no Brasil. 

Marco Aymone (UFMG) e Felipe Gonçalves (IMPA)

“É a primeira vez que nós tentamos reunir a comunidade de Teoria Analítica dos Números para fazer um evento que todos possam vir, falar sobre as atividades científicas que estão produzindo e, eventualmente, interagir. Essa área no Brasil não é muito grande ainda, então um ponto de inovação seria a reunião desses pesquisadores, queremos trazer diferentes grupos dentro dessa área”, contou. 

Leia mais: IMPA promove bate-papo sobre prevenção do câncer de mama
‘Tenho vontade de ir além’, diz participante da OBMEP
Folha: ‘A rainha da Fenícia e o problema isoperimétrico’

O networking entre os pares é uma das metas do workshop, o que pode contribuir para o aprofundamento de pesquisas e surgimento de novas ideias. “O objetivo principal é que os pesquisadores interajam, que possivelmente saiam papers daqui e pesquisas futuras. Existem diferentes grupos em Teoria Analítica dos Números que produzem pesquisas diversas. Então, nós queremos que eles interajam”, explicou Gonçalves. 

A primeira palestra do dia foi do pesquisador do IMPA Carlos Gustavo Moreira sobre geometria factorial. Especialista em Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica, ele destacou a possibilidade de interdisciplinaridade e intercâmbio científico com a área de Teoria Analítica dos Números.

Carlos Gustavo Moreira (IMPA)

A programação conta com pesquisadores de diversas instituições, como Andrés Chirre (Pontifícia Universidade Católica – Peru), Lucile Devin (Universidade do Litoral Costa Opala), Bryce Kerr (Universidade de Gales do Sul), Amilcar Pacheco (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Jeanine Van-Order (PUC-Rio) e Olivier Ramaré (Universidade Aix de Marselha).

Além de Felipe Gonçalves, fazem parte do comitê organizador os pesquisadores Marco Aymone, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Ramon Nunes, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Encerrando o primeiro dia de evento, Sinai Robins, da Universidade de São Paulo (USP), falou sobre geometria dos números e comemorou o retorno ao IMPA. “É ótimo estar de volta aqui no IMPA, é sempre muito divertido. Já viajei por muitos países, acho que mais de quarenta países, e esta é uma das instituições matemáticas mais legais que já vi. É sempre muito amigável.”

Sinai Robins (USP)

Leia também: Inscrições abertas para o Pós-doutorado Verão 2025
IMPA está com vagas para pesquisador e pós-doutores