Navegar

06/03/2024

Festival Nacional da Matemática vai ser em setembro no Rio

Festival Nacional da Matemática (2022)

A 3ª edição do Festival Nacional da Matemática (FestMat) já tem data e local para acontecer. O evento será realizado na Marina da Glória, na zona sul do Rio de Janeiro, nos dias 5, 6 e 7 de setembro. Neste ano, o festival terá como tema “Matemática é Inovação”. Afinal, é possível encontrarmos conceitos da disciplina em todo tipo de invenção: das pesquisas em sites de buscas à gestão de cidades inteligentes. 

Sob essa temática, o FestMat vai oferecer uma programação com oficinas, exposições, cineclubes, palestras e mesas redondas. Serão três dias de imersão na matemática e muita diversão. 

“O Festival da Matemática está voltando, melhor do que nunca. Além das atrações que fizeram das edições anteriores grandes sucessos, para todos os públicos, este ano celebramos a conexão cada vez maior da matemática com a inovação e o avanço tecnológico. O Festival é um barato!”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Leia mais: Folha: O paradoxo de Einstein, Podolsky, Rose
Cleber Haubrichs lança livro sobre Geometria de Situações
Inscrições abertas para o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

Assim como no ano passado, o evento vai oferecer três dias de programação destinados a instituições de ensino e público em geral. O Festival da Matemática quer mostrar que a ciência está presente no nosso cotidiano e pode ser ensinada de maneira fácil e divertida. O evento é gratuito! 

Mais de 30 mil pessoas já passaram pelo Festival 

As duas primeiras edições do Festival Nacional da Matemática reuniram mais de 32 mil pessoas. A primeira edição do evento ocorreu em 2017, em três locais do Rio de Janeiro, como parte do Biênio da matemática 2017-2018, lei federal instituída em prol do fomento e desenvolvimento da educação do país. O festival reuniu 18 mil visitantes em quatro dias de programação. 

Já a edição de 2022, ocorreu na Marina da Glória, e contou com a participação de mais de 14 mil pessoas em três dias. Não perca nenhuma novidade! Acompanhe o site do Festival e também as redes sociais do evento!

Leia também: Prolímpico bate novo recorde de participantes
Faltam 15 dias para o fim das inscrições na 19ª OBMEP 2024