Navegar

13/09/2024

FestMat tem mais de 650 matérias na imprensa

Reprodução TV Globo

A 3ª edição do Festival Nacional da Matemática (FestMat), realizado pelo IMPA, na Marina da Glória, foi tema de mais de 650 matérias em todo o país, entre os meses de maio e setembro. Durante a realização do evento, de 5 a 7 de setembro, o Festival foi destaque no Bom Dia Brasil e RJTV 2ª edição, da TV Globo, no programa Repórter Brasil, da TV Brasil, e na Agência Brasil. Antes, a programação já havia sido noticiada no Rio Show e no caderno de Bairros do jornal O Globo, na Veja Rio, nas rádios Globo, Tupi, Paradiso e  Nacional, e em muitos outros veículos.  

O Bom Dia Brasil mostrou algumas das atividades interativas presentes no evento, como a  oficina do programa Meninas Olímpicas do IMPA (MOI), a bicicleta de roda quadrada da Firjan/Sesi; o futebol de robôs do IME (Instituto Militar de Engenharia) e os cachorros robôs da PD7.   

Leia mais: Novo orquidário traz ainda mais cor ao IMPA
AlémDasEquações: uma ‘Menina Olímpica’ no IMPA Tech
Centro Pi seleciona quatro alunos para projeto com a Stone

“Queremos trazer [o público] para conhecer o lado lúdico, o lado útil da matemática e a presença da matemática no nosso dia a dia. É para ser, sobretudo, uma razão de diversão e entretenimento”, explicou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, em entrevista.

Já o RJTV 2ª edição destacou como a matemática, uma disciplina muitas vezes dura de encarar na escola, foi apresentada como brincadeira no FestMat. “A matemática, de fato, está em tudo, mas ela é meio invisível. Então precisamos mostrar para as pessoas como ela aparece em tudo”, disse Viana. 

Reprodução TV Globo

A TV Brasil ouviu também a garotada que ficou encantada com os robôs humanoides do IME. “Eles estão jogando sem ser controlados; uma tecnologia bem bacana”, disse um participante.

Sucesso desde a primeira edição em 2017, a Agência Brasil enfatizou que o FestMat se tornou um evento periódico, realizado a cada dois anos no Rio de Janeiro, e a intenção do IMPA em levá-lo para outras cidades. “Queremos incentivar também que pedaços do festival aconteçam em outros pontos do país. Vamos trabalhar na busca por parceiros que viabilizem essa realização em outros pontos do Brasil”, contou Viana. 

A reportagem mostrou ainda o programa Meninas Olímpicas do IMPA, que participou do Festival. A coordenadora do MOI, Letícia Rangel, explicou a importância da iniciativa presente em mais de dez escolas do RJ. “Temos um planejamento que propõe atividades de raciocínio matemático, então as meninas têm contato com a matemática lúdica e com raciocínio matemático sem ser na cobrança típica da sala de aula””Também realizamos atividades de robótica, que atrai muitas meninas e que envolve muita matemática, e procuramos levá-las a espaços de produção científica e promover contato com mulheres cientistas que atuam nessas áreas. Fazemos várias atividades para desmistificar que elas não dão conta disso aqui”, explicou.

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Antes mesmo de o evento começar, o FestMat foi destaque no Jornal O Globo. Com o título, “Viva a matemática: festival terá atividades gratuitas para a família na Marina da Glória”, a publicação comunicou a realização do evento e as atividades realizadas durante os três dias de programação na Marina da Glória. 

Veja Rio foi outro veículo que enumerou as experiências propostas pela 3ª edição do Festival. “A fórmula pode parecer difícil, mas o resultado mostra que juntar matemática e divertimento dá muito certo: depois de somar 32 000 pessoas em duas edições, o FestMat volta à Marina da Glória de 5 a 7 de setembro”, destacou a revista, em agosto. O site de programação do Rio de Janeiro Agenda Carioca também deu espaço ao Festival.

Após o evento, em 12 de setembro, a revista literária “Quatro cinco um” publicou em seu site a reportagem “A matemática é pop?”, que aborda o FestMat, o recém lançado livro do diretor-geral do IMPA e outras iniciativas do instituto de popularização da disciplina. 

Reprodução 451

“Lotação esgotada. Atividades interativas com longas filas. Hordas de gente jovem circulando entre estandes e palcos. Bienal do Livro? Lollapalooza? Nada disso. A descrição tenta dar conta do que foi a terceira edição do Festival Nacional de Matemática, que ocupou a Marina da Glória, megaespaço de eventos no Rio de Janeiro, entre 5 e 7 de setembro. Estaria a matemática ganhando ares pop? Se a resposta for sim, isso seria suficiente para fazer a ciência exata deixar de assustar parte da população?”, escreveu a revista.

Neste ano, o Festival Nacional da Matemática bateu recorde de público. Vinte mil pessoas participaram dos três dias de evento. O FestMat recebeu ainda 462 escolas públicas e privadas. 

Leia também: Folha: ‘Quem criou a Teoria da Relatividade?’
IMPA está com vagas para pesquisador e pós-doutores