Navegar

19/12/2023

Fábio Suim assume pesquisa em universidade da Noruega

Fábio Suim, pesquisador pós-doutoral do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), assume em janeiro do ano que vem uma vaga de pesquisador na Universidade do Sudeste da Noruega. Em Kongsberg, ele integrará uma equipe formada para desenvolver possíveis soluções de  segurança para o tráfego aéreo de drones. A pesquisa, que envolve uso de inteligência artificial, conta com a participação de seis países europeus.

“Eles estão prevendo na Europa um espaço aéreo sobrecarregado e entupido com drones e aviação comercial. Além disso, há uma aposta em eVTOLs que são os veículos que decolam e aterrissam na vertical e possuem a finalidade de transporte de passageiros, projeto que também é desenvolvido pela Embraer. Então, eles têm algumas preocupações como impedir o choque entre os equipamentos, garantir a segurança da população e também como recuperar os drones em caso de acidente. Uma das minhas funções será descobrir o tipo adequado de fusão de sensores que consiga oferecer toda essa segurança”, explicou Suim. 

Leia mais: Integrante do MOI ganha 2º lugar no Prêmio Elisa Frota Pessoa
IMPA promove palestra de prevenção ao câncer de pele
Encontro Regional do PIC reúne 500 estudantes no RJ, MG e AL

Doutor pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), o pesquisador explica que a experiência adquirida ao longo dos últimos dois anos no IMPA foi fundamental para garantir a vaga na universidade norueguesa. 

“Minha tese de doutorado foi sobre robôs humanoides. Aqui no IMPA passei a trabalhar muito com drones e inteligência artificial, o que se tornou um diferencial. Um dos projetos que integrei com o professor Luiz Velho (pesquisador-líder do Visgraf) foi o de desenvolvimento de tecnologias com drone para ações de defesa nacional. Não se trata apenas de defesa militar, mas civil também, como proteção da Amazônia, mapeamento e inspeções, por exemplo. Então, quando  a gente passa pelo IMPA já se torna diferenciado”, avalia Suim que embarca em janeiro para o novo desafio. 

“É outra cultura, outra língua, outro estilo de vida, mas a ciência não muda, é a mesma e isso trás um certo conforto”, concluiu.

Leia mais: Folha: números primos e o Teorema de Ouro
Imprensa destaca credenciamento do IMPA