Navegar

15/05/2024

Economista da Petrobras conclui doutorado no IMPA

 

Bacharel em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre na mesma área pela USP (Universidade de São Paulo), Vitor Chagas da Costa, de 30 anos, apresentou nesta terça-feira (14) sua tese de doutorado “Ensaios em Política Macroeconômica com Default”. Sob orientação do pesquisador emérito do IMPA Aloísio Araújo, Chagas produziu dois artigos independentes sobre políticas macroeconômicas. Um dos trabalhos apresenta modelos de equilíbrio geral dinâmico capaz de definir uma meta de inflação considerada ótima, para determinados cenários, como explica o doutorando. 

“O governo quer entregar uma meta de inflação, mas tem incentivos para não entregá-la, como, por exemplo, a intenção de aumentar a inflação para gastar mais com bens públicos que vão melhorar a vida da população. Nesse caso, temos um problema. Então, desenvolvemos uma solução matemática para definir a meta de inflação ótima para essa situação. Nem baixa nem alta ao ponto de impactar negativamente a sociedade.”

Leia mais: Folha: ‘Liu Hui foi o pioneiro da matemática chinesa’
‘Motivador’, dizem participantes do 4º Mulheres Matemáticas
Valduriez mostra impacto da ciência de dados na inovação

O outro artigo indica como o governo pode proceder, em casos de crise econômica, sem comprometer gastos fiscais e ao mesmo tempo preservar a saúde financeira da população. “Exploramos como uma lei de falência pode substituir políticas fiscais tradicionais no enfrentamento de grandes choques de produtividade, como um cenário de pandemia. Na ausência de espaço fiscal ou viabilidade política para aumentos de impostos que financiam medidas fiscais expansionistas, instrumentos de crédito privado podem ser um mecanismo para facilitar transferências entre setores”, destacou no trabalho. 

Do RS para SP; de SP para o RJ

Nascido no município de Canoas, no Rio Grande do Sul, Chagas  conta que foi no curso de economia da UFRGS que desenvolveu um apreço mais intenso pela matemática, disciplina com a qual sempre teve uma boa relação. Depois, no mestrado, ele se aproximou de disciplinas como análise e probabilidade. Em 2020, ao chegar no Rio de Janeiro para assumir um cargo na Petrobras, o caminho natural foi se tornar aluno do IMPA. 

“Vim para o Rio por motivo de trabalho e aproveitei para buscar o doutorado no IMPA. Comecei a assistir aulas no instituto como aluno especial, sem vínculo com a instituição. Comecei com aulas de análise e otimização – matérias mais básicas que a maioria dos alunos cursa. Na época, fui conversando com os professores e como já tinha mestrado em economia matemática, queria continuar a pesquisar nesta área. Então, formalizei minha situação”, contou. 

Para o futuro, Chagas explica que pretende continuar conciliando a vida profissional na Petrobras com a academia. “Meu viés sempre foi trabalhar em artigos que tenham conexão com discussões concretas sobre política econômica. Gosto muito da academia e meu desejo é poder aplicar tudo que aprendi no doutorado”.

Leia também: Inscrições prorrogadas para o prêmio ‘Mulheres na Ciência’
Morre o matemático e investidor Jim Simons