IMPA promove palestra de prevenção ao câncer de pele
Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção ao câncer de pele, o IMPA promoveu na manhã desta sexta-feira (15), uma palestra com a médica dermatologista Flávia Haikal. O encontro marca a campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que reforça a necessidade de proteção contra os raios UVA e UVB ao longo do ano.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo da doença é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% dos tumores malignos registrados no país.
Leia mais: Encontro Regional do PIC reúne 500 estudantes no RJ, MG e AL
Folha: números primos e o Teorema de Ouro
IMPA Tech planeja intercâmbio entre universidades
“O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e também de maior incidência no mundo. Eles ocorrem mais em homens do que em mulheres. Realmente, achamos que é porque o homem se cuida ainda menos que as mulheres. O lado bom é que há menor mortalidade, se ele for tratado adequadamente. Aí entra a importância da prevenção, pois se torna grave ao não tratar, mas se for tratável precocemente a chance de cura é muito grande”, disse a dermatologista.
Além de explicar as classificações do câncer de pele, Flávia reforçou a necessidade de observação de pintas no corpo, consulta anual com dermatologista, o uso de protetor solar e acessórios que evitem a exposição direta, como blusas com tecnologia de proteção contra raios solares, além de chapéus, bonés e outros itens.
A médica chamou a atenção ainda para presença de lesões escondidas em tatuagens e até mesmo no couro cabeludo – região pouco observada. Flávia reforçou ainda o cuidado redobrado com crianças. “A pele tem memória”, afirmou a médica ao explicar o efeito de “acúmulo da radiação” ao longo da vida.
Apesar da crescente conscientização sobre o câncer de pele, dados do INCA ainda estimam que, até 2025, o Brasil deverá registrar 704 mil novos casos da doença por ano.
Leia também: Inscrições abertas para o 1º curso de graduação do IMPA
Imprensa destaca credenciamento do IMPA