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04/03/2024

Cleber Haubrichs lança livro sobre Geometria de Situações

Professor e historiador da matemática, Cleber Haubrichs dos Santos lançou nesta segunda-feira (4), no IMPA, o livro “Geometria de Situações: Problemas e teoremas aos pares no século dezenove”, que integra a coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O livro, o primeiro do autor, conta a história da geometria no século XIX e é destinado a um público amplo que engloba alunos de graduação.

“O livro requer um pouco de conhecimento, nada muito profundo, estudantes de graduação têm condições de ler. Procurei ser o mais acessível e didático possível na parte matemática. No livro, explico um tipo de geometria que se praticava no século XIX, que esteve na moda uma certa época e depois ficou de lado. Mas alguns dos teoremas dessa geometria ainda aparecem em livros didáticos por aí”, explica o autor. 

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Doutor pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pela Université de Lorraine (Nancy/França), Haubrichs tem uma estreita relação com o IMPA, onde concluiu seu mestrado em 2001. Atualmente, ele é professor IFRJ (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) e é pesquisador associado do laboratório Archives Henri Poincaré, em Nancy.

“Fiz mestrado de 1999 a 2001 aqui. Depois, comecei o doutorado e passei seis anos cotidianamente no IMPA. Aprendi muita geometria algébrica e fiz muitos amigos que são professores de matemática em diversas universidades e institutos federais pelo Brasil. Essa geometria algébrica boa que aprendi aqui me deu base suficiente para estudar a história dessa geometria no século XIX”, concluiu.

No IMPA, Haubrichs fez uma apresentação do livro que está à venda no site da SBM.  Ele ainda  participou de uma tarde de autógrafos. No evento, a Sociedade Brasileira de Matemática e a Sociedade Brasileira de História da Matemática assinaram um acordo de reciprocidade entre as duas instituições. 

“É muito importante que levemos para os estudantes a história da matemática. Quantos estudantes passam pela graduação e não estudam nada sobre a história da matemática? Então acho muito importante conhecer mais essa história, principalmente, a brasileira. É uma conexão importantíssima”, avaliou Jaqueline Mesquita.

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