Navegar

26/10/2020

Brasil conquista 27 medalhas na olimpíada Ibero-americana

O Brasil brilhou na 12ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM) conquistando o maior número de ouros na competição deste ano: cinco medalhas. O país registrou também dez pratas e 12 bronzes na olimpíada, que contou com 102 participantes. Organizada pela Colômbia, a disputa deste ano foi realizada on-line, com aplicação de provas na quinta (22) e sexta-feira (23). Além do time selecionado pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), participaram as equipes olímpicas da Unicamp, USP de São Paulo, FGV-Rio, ITA, IME, PUC-Rio e USP de São Carlos.

Andrey Jhen Chen, de Campinas (SP); e George Lucas Diniz Alencar, do Rio de Janeiro (RJ); levaram o ouro para a equipe selecionada pela OBM. Eduardo Ventilari Sodré, de São Paulo (SP), conquistou uma medalha de prata; e André Yuji Hisatsuga, também de São Paulo (SP), levou o bronze. O time foi liderado por Davi Lopes, de Fortaleza (CE).

Leia mais: Outubro Rosa: a matemática no combate ao câncer de mama
IMPA seleciona profissional para cargo de analista administrativo
Festival Nacional da Matemática abre inscrições para oficinas

Apesar de não ser “um fã” do formato virtual, que reduz o contato entre participantes e impõe um novo ambiente de prova, Andrey ficou satisfeito com os resultados. “Esperava me divertir com a prova, como sempre, mas não esperava ir tão bem. Foi uma surpresa agradável! O Brasil foi bem demais, em quantidade e qualidade”, comemora o competidor, que atualmente cursa matemática na Unicamp.

Lançada em 2009, a CIIM busca incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana. Contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes também é um dos objetivos da olimpíada. 

Confira os resultados no site da CIIM.

Leia também: Na Folha, o deciframento dos escritos do palácio de Minos
Bronze na OBMEP fará curso na Universidade de Cambridge