Sobre o Colóquio

Alguns Aspectos do Colóquio Brasileiro de Matemática

O primeiro Colóquio Brasileiro de Matemática foi realizado de 1º a 20 de julho de 1957, no Palace Hotel, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Contou com cerca de 50 participantes, sendo seu idealizador e coordenador, o professor Chaim Samuel Hönig;

Os primeiros Colóquios estavam voltados mais para o aspecto educacional, tendo em vista a necessidade de formar e despertar jovens para a Matemática e dar-lhes uma orientação inicial. Sem perder de vista este objetivo fundamental, e mesmo para torná-lo ainda mais nobre e ambicioso, a organização dos últimos Colóquios procurou acompanhar a evolução da Matemática Brasileira, tornando-o também mais científico e promoveu uma internacionalização parcial da reunião: introduziu as palestras plenárias, proferidas por matemáticos de renome internacional. Esta atividade despertou grande interesse entre os participantes, tornando-se um grande sucesso a partir de sua 19ª edição. Atualmente, o colóquio atrai uns 1000 participantes.
Além das palestras plenárias, dos cursos avançados e introdutórios, o colóquio promove também palestras de divulgação e sessões temáticas para estimular jovens para a pesquisa matemática de várias áreas da matemática.

Palestras de Divulgação

Têm por finalidade estimular o desenvolvimento de várias das áreas de pesquisa matemática no país por meio de exposições aos participantes do Colóquio, especialmente os mais jovens, de aspectos atraentes destas áreas feitos por especialistas de destaque. 
 

Palestras de Plenárias

São palestras dadas por pesquisadores considerados de grande destaque em suas áreas. Destinam-se a dar uma visão ampla do tema escolhido, os problemas em aberto, as grandes linhas de pesquisa e suas perspectivas. São destinadas a todos os participantes. Os matemáticos que proferem as palestras são matemáticos destacados na área.
 

Cursos Introdutórios
Os temas destes cursos cobrem um espectro amplo de áreas da Matemática, inclusive temas bem atuais. São de nível de iniciação científica e normalmente não são oferecidos nos programas de graduação das universidades brasileiras. Destinam-se a alunos talentosos de graduação e mestrado. Visam despertar vocações e estimular o interesse dos participantes pela Matemática.

O Colóquio de 2021 está sendo virtual por causa da pandemia do Covid-19. Pela mesma razão, está sendo dado em duas línguas o curso introdutório de Equações Diferenciais e Modelos Epidemiológicos/Differential Equation Models in Epidemiology. São estudados modelos epidemiológicos que ajudam a entender a evolução de doenças contagiosas, como a Covid-19. 

Cursos Avançados
Tratam de temas de pesquisa atual e destinam-se a alunos de doutorado e pesquisadores interessados. Visam, entre outras coisas, difundir linhas de pesquisa relevantes desenvolvidas no Brasil.