Navegar

02/03/2020

Equipe brasileira conquista bronze em olimpíada romena

A equipe brasileira que participou da 12ª Romanian Master of Mathematics (RMM), em Bucareste, volta nesta segunda-feira (2), com uma medalha de bronze e seis menções honrosas. Pedro Gomes Cabral, de Fortaleza (CE), teve o melhor desempenho do time brasileiro garantindo a medalha com 20 pontos, ocupando a 42ª posição. No ranking por equipes, o Brasil ficou na 13ª posição entre os 19 times participantes.

Bernardo Peruzzo Trevizan (São Paulo – SP), Pablo Andrade Carvalho Barros (Teresina – PI), Olavo Paschoal Longo (São Paulo – SP), Guilherme Zeus Dantas e Moura (Maricá – RJ), Gabriel Ribeiro Paiva (Fortaleza – CE) e Francisco Moreira Machado Neto (Fortaleza – CE) conseguiram menção honrosa na disputa. 

Leia também: John Von Neumann contribuiu para a era do computador
Trigêmeas Loterio se despedem do Programa de Verão do IMPA
O legado pioneiro de Katherine Johnson, matemática da Nasa

Mais de 100 estudantes de 19 países participaram da competição que começou na quarta-feira (26). As provas teóricas foram realizadas na quinta (27) e na sexta-feira (28). A equipe brasileira esteve acompanhada pelos professores Samuel Barbosa Feitosa, de Salvador (BA), e Onofre Farias, de Fortaleza (CE).

Criada em 2007, a RMM seleciona os competidores com base no desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). O Brasil participa da olimpíada desde 2010 e  já conquistou duas medalhas de prata e 21 medalhas de bronze. Para conhecer os resultados, acesse a página da competição.

Leia também: Como surge um hit de carnaval? A ciência de dados explica
À procura de ‘soluções ótimas para problemas da vida real’