Navegar

21/02/2020

Como surge um hit de carnaval? A ciência de dados explica

Arte: O Estado de S. Paulo

De marchinhas ao brega funk, o carnaval brasileiro tem sons para todos os gostos. Todo ano, durante as festividades, uma música se espalha pelo país e é tocada a exaustão nos blocos de rua, sendo alçada a “hit do carnaval”. Uma letra engraçada e contemporânea, a capacidade de grudar na cabeça como chiclete, uma batida intensa… Quais são os elementos que compõe esse fenômeno? É difícil determinar, mas a ciência de dados está aí para ajudar.

É através de algoritmos que medem a intensidade das faixas sob diferentes aspectos que o serviço de streaming do Spotify, por exemplo, cria playlists temáticas de forma automática. A plataforma gera números, em sua maioria entre 0 e 1, em uma espécie de ranqueamento das músicas, separadas por diferentes categorias. Se uma faixa tem muitas batidas por segundo, ou BPM, a inteligência artificial a classifica com uma nota próxima de 1.

Leia também: IMPA abre processo seletivo para o cargo de designer
Abertas as inscrições para treinamento olímpico
À procura de ‘soluções ótimas para problemas da vida real’

O jornal O Estado de S. Paulo analisou alguns dos componentes usados como parâmetro pela plataforma e criou uma visualização de dados para comparar sucessos da folia dos últimos 20 anos. Os fatores analisados são subjetivos: energia, positividade, volume (o quão “alta” e “barulhenta”), tempo (medido em BPM) e dançabilidade (que mede a força e a regularidade da batida). É difícil bater o martelo sobre o segredo do sucesso. Mas a visualização dá sinais de que o tempo (BPM) e regularidade no ritmo são os fatores principais. 

Através da ferramenta, o Estadão elencou algumas faixas com potencial para dominar o Carnaval 2020. Dentre elas está “Tudo Ok”, de Thiaguinho MT, JS o Mão de Ouro e Mila. Lançada em dezembro, a música viralizou nas redes sociais, servindo de trilha sonora para brincadeiras e desafios entre usuários do Instagram e do Tik Tok.

Fonte e Arte: Estadão

Leia também: Von Neumann criou o primeiro computador programável
IMPA abre chamada pública para bolsas de pesquisa PCI