Navegar

26/02/2020

John Von Neumann contribuiu para a era do computador

Eniac, o primeiro computador digital de grande escala – Foto: Wikimedia Commons

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

A capacidade de fazer contas complicadas pode até parecer sinal de inteligência, mas a tarefa é mecânica e as tentativas de delegá-la a máquinas são antigas. As primeiras calculadoras foram construídas pelo alemão Wilhelm Schickard (1592–1695) e pelo francês Blaise Pascal (1623–1662). Dois séculos depois, o inglês Charles Babbage (1791–1871) concebeu o computador mecânico programável e tentou construir um, mas o projeto era ambicioso demais para a época.

Artefatos capazes de rivalizar, e depois ultrapassar, os humanos tiveram que aguardar a descoberta da eletricidade e da eletrônica, além dos avanços na matemática da computação na década de 1930. O esforço militar da 2ª Guerra Mundial foi um forte incentivo à pesquisa nesta área, levando à construção de computadores eletrônicos, tanto na Alemanha quanto nos países Aliados.

Leia também: IMPA abre processo seletivo para o cargo de designer
Como surge um hit de carnaval? A ciência de dados explica
À procura de ‘soluções ótimas para problemas da vida real’

A construção do Eniac, finalizada em 1945, marca o início da era do computador digital de uso universal, com impacto além da esfera militar. A supervisão do projeto para o exército estava a cargo do matemático Herman Goldstine. Num encontro fortuito com John von Neumann numa estação de trem, em agosto de 1944, os dois falaram sobre o novo computador. Alguns dias depois, von Neumann estava na Filadélfia xeretando o projeto do Eniac, e se preparando para construir seu próprio computador no Instituto de Estudos Avançados de Princeton.

Patrocinadores não faltavam. Difícil foi obter a concordância dos colegas, preocupados com o impacto que a construção de uma máquina teria na atmosfera meditativa do instituto. Os matemáticos estavam divididos, e em outros departamentos a oposição era ainda maior. Foi decidido deslocar a construção para um prédio afastado, mas ficava numa área residencial, e os vizinhos, preocupados com o barulho (imperceptível, de fato), se opuseram com veemência.

No final, o charme de von Neumann e o apoio decisivo do diretor Frank Aydelotte venceram as resistências. A construção começou em junho de 1946 e o computador ficou operacional em 4 anos. Linguagens de programação como o Fortran só vieram depois: na época todo o código computacional era escrito em linguagem de máquina, enormes sequência de 0s e 1s. Com sua prodigiosa capacidade técnica, von Neumann não via nenhuma necessidade de outra linguagem. 

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal ou confira na versão impressa

Leia também: Von Neumann criou o primeiro computador programável
IMPA abre chamada pública para bolsas de pesquisa PCI