Navegar

11 de janeiro de 2018, 14:00h

IMPA divulga ICM 2018 no Joint Mathematical Meeting

Em um dos maiores encontros anuais de matemáticos, o Joint Mathematical Meeting, uma mensagem associada a cenários que imortalizaram a Cidade Maravilhosa dá um “até breve” aos cerca de 6 mil participantes do evento, aberto nesta quarta-feira (10) em San Diego (EUA): “See you in Rio (Vejo você no Rio)”, destaca o banner do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), a ser realizado de 1º a 9 de agosto, no Riocentro, Barra da Tijuca.

Como organizador do ICM 2018, o IMPA aproveitou o evento anual realizado pela American Mathematical  Society e pela Mathematical Association of America para divulgar o mais importante encontro mundial de matemáticos, que, pela primeira vez, será realizado na América Latina.

Leia: Folha: ‘Nem 4% de nossos jovens dominam a matemática’
O Globo: Menina medalhista da OBMEP participa do PIC Jr.
Matemáticos de alto nível do IMPA ministram Curso de Verão

 “O Joint Mathematical Meeting é o grande evento anual da Matemática norte-americana, abrangendo tanto ensino quanto pesquisa, e constitui uma excelente oportunidade para divulgarmos a realização do Congresso Internacional de Matemáticos no Brasil”, destacou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, que está em San Diego.

Criado em Zurique (Suíça) em 1897, e a partir de 1900 realizado a cada quatro anos pela International Mathematical Union, o ICM reúne os mais destacados pesquisadores. Durante o encontro é concedido a Medalha Fields, o mais importante prêmio mundial para matemáticos.

Na última edição do ICM, em Seul (Coreia do Sul), o matemático Artur Avila, pesquisador extraordinário do IMPA, foi o primeiro brasileiro a ganhar a premiação.

Leia também: Livro traz besteiras matemáticas quase universais
MEC e MCTIC complementam orçamento do IMPA
OBM 2017 divulga vencedores e anuncia testes para o time Brasil