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09/04/2020

Workshop que aconteceria em Marselha ganha versão virtual

A pandemia do novo coronavírus suspendeu temporariamente grande parte do calendário científico de 2020. Respeitando o isolamento social, medida necessária para a contenção da doença, pesquisadores têm se empenhado na criação de novos formatos para as conferências, eventos e atividades previstas. É o caso do workshop Varieties with Trivial Canonical Class. O encontro com 60 inscritos aconteceria nesta semana, no Centro Internacional de Encontros Matemáticos (CIRM, na sigla em francês), em Marselha, sul da França; foi adaptado para uma versão virtual, com palestras gravadas e sessões online de discussão entre participantes.

“Estávamos muito animados, seria a primeira ocasião na qual estariam reunidos os matemáticos que trabalharam para a prova do teorema, os principais protagonistas desta história. Não podíamos jogar todo este esforço fora”, conta o pesquisador do IMPA Jorge Vitório Pereira, um dos organizadores do evento. O matemático já estava na França, ocupando a Cátedra Jean-Morlet, do CIRM, na qual passaria seis meses. Com o agravamento da pandemia, voltou ao Brasil e tem tentado tocar as atividades por aqui.

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Com o apoio da instituição francesa e a colaboração dos palestrantes convidados, o comitê organizador conseguiu dividir o workshop em dez palestras e duas sessões de discussão online, que acontecerão em 14 e 16 de abril. As apresentações de Arnaud Beauville (Universidade de Nice Sophia-Antipolis), Ekaterina Amerik (Université de Paris-Sul) e Henri Guenancia (CNRS, Universidade Toulouse Paul Sabatier) já estão disponíveis na página do evento. Participantes inscritos e palestrantes vão receber um link para integrarem a transmissão das sessões de discussão. Os demais  interessados podem enviar perguntas para o endereço jvp@impa.br e assistir às apresentações no YouTube.

“Tomamos esta decisão sabendo que é uma situação nova para todo mundo. Não exigimos dos palestrantes um alto grau de comprometimento, porque sabemos que a maioria deles está ocupada planejando aulas virtuais, entretendo os filhos e cuidando da casa, e não poderia passar cinco horas por dia em função disso”, comenta o organizador, que também experimenta uma nova rotina agitada. “Aqui em casa nunca trabalhamos tanto.” O filho, Jorginho, assiste às videoaulas disponibilizadas pela escola, e a esposa biomatemática Dayse Haime Pastore passa o dia debruçada sobre os números da epidemia, conta Jorge, que ressalta que o apoio da família tem sido essencial.

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