Navegar

02/04/2020

Viana fala sobre impacto do isolamento social à TV Globo

Foto: Reprodução TV Globo

A técnica de isolamento social, adotada por diversos governos desde o início da pandemia, dá indícios de frear o avanço do coronavírus. Ao RJTV da TV Globo exibido nesta terça-feira (1), o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, ressaltou que é possível observar certa desaceleração no ritmo de contaminação. 

“O número de infectados estava dobrando a cada 56 horas. Do dia 15 até o dia 31 de março, esses números caíram. O número médio de aumento de casos é de 24%. Isso significa que estamos dobrando o número de infectados a cada 79 horas”, comentou sobre a situação no estado do Rio de Janeiro. 

Leia também: 
No Blog de O Globo, a história da epidemiologia matemática
A matemática das epidemias é feita com dados

Apesar da situação alarmante, Viana reforça que adiar este fenômeno é extremamente importante para tentar reduzir o pico de hospitalização, necessidade de leitos e tratamentos intensivos. O que é importante para que o sistema público de saúde não entre em colapso. 

A reportagem traz também o alerta para a provável subnotificação dos casos no estado e lembra do exemplo da Coreia do Sul, país considerado exemplo no controle da explosão de novos casos da Covid-19, a partir do isolamento e da testagem em massa. 

Clique aqui para assistir a reportagem na íntegra. Entrevista com Marcelo Viana a partir de 3:45.

Leia também: Congresso das Américas abre inscrições para sessões especiais
Matemática é aliada para crianças durante quarentena