Navegar

12/11/2020

Webinar reúne vencedores do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo

Se você é fã de matemática, já deve ter se deparado com uma das principais questões filosóficas que atravessa a disciplina. Afinal, teria sido ela inventada ou descoberta? Para entender os argumentos dessa discussão, o jornalista da Revista Superinteressante Bruno Vaiano mergulhou a fundo no assunto. E vai detalhar o percurso que o levou à conquista do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2020, como melhor reportagem na categoria “Matemática”, em webinar na próxima terça-feira (17).

Os também premiados Murilo Salviano, repórter da TV Globo, e Gabriel Alves, da Folha de S. Paulo, participam da transmissão que acontece no canal do IMPA no YouTube, a partir das 11h. Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, e Raphael Gomide, integrante da comissão julgadora da premiação, fazem a mediação da live. 

Leia mais: No Prêmio IMPA-SBM, Fantástico mostra efeitos de corte no CNPq
Brasil leva prêmio da Interpore por atividades científicas
Na Grécia antiga, matemática era um ‘presente dos deuses’

“Se existissem extraterrestres com tecnologia avançada, pelo menos tão avançada quanto a nossa, será que eles baseariam sua engenharia e sua computação na matemática, como nós fazemos?  Se sim (e é difícil pensar em outra hipótese), essa matemática extraterrestre seria exatamente igual à nossa?”, questionou Bruno na reportagem. E para entender as origens matemáticas, o repórter revisitou análises de Einstein, Euclides, entre outros estudiosos, sob a orientação do físico e filósofo Júlio Neves, da Universidade Federal do ABC (UFABC-SP). 

Uma viagem a Cocal dos Alves, no Piauí, fez com que o repórter da TV Globo Murilo Salviano visse de perto a realidade de jovens que temiam a suspensão de bolsas do CNPq. A matéria exibida no Fantástico contou a história de Natália Brito Lopes, medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que recebia o auxílio de R$ 100 mensais e completava o orçamento familiar de R$ 500. Exibida em setembro de 2019, a reportagem também ajudou a formar uma rede de solidariedade para ajudar a estudante.

Na Folha de S. Paulo, Gabriel Alves mostrou que novas abordagens para o ensino matemático trazem resultados animadores. O repórter esteve em sala de aula, na Escola Estadual Henrique Dumont Villares, em Cotia, São Paulo, para acompanhar de perto o desenvolvimento de alunos que têm contato com uma matemática mais visual, denominada “Mentalidades Matemáticas”. “Olhando bem, não se trata de reinventar o ensino da matemática, mas apenas buscar maneiras mais efetivas de prender a atenção do aluno, reduzir a frustração e evitar que ele simplesmente desista”, afirmou o jornalista. 

Na próxima quinta-feira (19), será a vez dos premiados na categoria “Divulgação Científica” Jorge Pontual, Carolina Oddone, Guilherme Eler e Marília Marasciulo detalharem as reportagens premiadas em webinar com Helena Nader, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e a jornalista Sabine Righetti. A transmissão também acontece pelo YouTube do IMPA, às 11h.

Leia também: 3º lugar no Prêmio IMPA-SBM fala da evolução matemática
Ao Valor, Viana fala sobre mercado para matemáticos