Navegar

11/11/2020

Brasil leva prêmio da Interpore por atividades científicas

Márcio Murad (LNCC), Alexei Mailybaev (IMPA), o diretor do LNCC Augusto Gadelha e Eduardo Abreu (IMECC/UNICAMP) no congresso brasileiro da Interpore realizado em 2019, no LNCC/ Divulgação

O comitê brasileiro da Interpore, organização científica internacional que une pesquisadores e indústrias da área de sistemas de meios porosos, ganhou o InterPore National Chapter Award. O prêmio foi concedido ao país pelas atividades científicas da área desenvolvidas no Brasil nos últimos anos, incluindo a reunião especial durante o 32º Colóquio Brasileiro de Matemática, em 2019, no IMPA. Os pesquisadores brasileiros que integram o Capítulo premiado ganharão inscrição gratuita para o InterPore2021, encontro marcado para maio de 2021, na Escócia.

Pesquisador do instituto e primeiro presidente do comitê brasileiro da Interpore, Alexei Mailybaev comemorou a conquista. “É uma excelente notícia. O comitê tem seis anos, mas é relativamente novo. No congresso da Interpore do ano passado, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, o número de participantes dobrou, com quase 150 pessoas.”

Leia mais: Na Grécia antiga, matemática era um ‘presente dos deuses’
Ao Valor, Viana fala sobre mercado para matemáticos
3º lugar no Prêmio IMPA-SBM fala da evolução matemática

O congresso que inaugurou o comitê brasileiro na Interpore foi realizado em 2014, no IMPA. Dois anos depois, o instituto sediou mais uma reunião do grupo. “São eventos importantes, que dão a liga entre ciência e indústria. Entre os participantes estão cientistas que trabalham há algum tempo em projetos industriais, pesquisadores que querem ingressar nesse tipo de projeto e representantes que trazem problemas reais das empresas”, comentou Mailybaev.

Atual presidente do grupo brasileiro, o pesquisador Eduardo Abreu, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, participa do comitê desde sua fundação. Além de ter feito um pós-doutorado no IMPA em 2007, ele passou três anos como pesquisador visitante da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no Laboratório de Dinâmica de Fluidos, coordenado por Dan Marchesin.

“O prêmio é fruto de um conjunto de atividades. Desde 2014, estamos desenvolvendo o Interpore no Brasil com fundamentos matemáticos. Fazemos essa parceria entre o IMPA e a Unicamp para valorizar não apenas a aplicação em meios porosos, mas a matemática do processo. Tenho muito orgulho. No ano passado, conseguimos trazer Majid Hassanizadeh, um dos fundadores do Interpore, para a conferência internacional no LNCC”, comenta Abreu.

O presidente do comitê no Brasil afirma que o impacto do reconhecimento é grande na comunidade científica. “Estamos desenvolvendo nossas atividades em meio a outros 15 países de peso que integram a organização. Conseguimos nos destacar em meios porosos dentro da comunidade internacional. É um sinal de que o país começa a se consolidar nessa área.”

Confira o vídeo de abertura do congreso da Interpore em 2019 no LNCC:

Leia também: Redes de mulheres matemáticas são destaque em webinar
Tese de Andrés Chirre, do IMPA, vence Prêmio Gutierrez 2020