Navegar

16/01/2018

Assista à palestra plenária de Étienne Ghys no ICM 2006

O matemático francês Étienne Ghys é um dos principais responsáveis pela promoção da Matemática para maiores públicos no mundo. Em razão disso foi o primeiro vencedor do Prêmio Clay para a Divulgação do Conhecimento Matemático. Com uma carreira notável na pesquisa, publicou um excelente trabalho sobre Geometria e Sistemas Dinâmicos, além de ter sido palestrante na ICM de 1990, em Kyoto (Japão).

Étienne é diretor de pesquisa da CNRS na École Normale Supérieure em Lyon (França) e também é pesquisador honorário do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). Os interesses matemáticos de Étienne são amplos e ele pode falar sobre Matemática de uma forma profunda e encantadora, atraindo grandes públicos, falando tanto para pesquisadores de alto nível quanto em palestras públicas para leigos. No Festival de Matemática 2017 do Rio, sua palestra sobre Matemática e Moda foi extremamente bem-sucedida. Por tal talento na promoção da Matemática, ele se tornou uma lenda.

Leia também: Conheça os requisitos essenciais para ingressar no IMPA
PAPMEM, workshop e Programa de Verão movimentam o IMPA
ICM 2018 lança canal no YouTube com vídeo de boas-vindas

Ele também produziu a série de filmes — “Dimensões — sobre Matemática,  que foi premiada e baixada milhões de vezes em dez línguas.

Membro da prestigiosa Academia Francesa de Ciências, Ghys foi membro do comitê de programação do ICM de 2010, em Hyderabad (Índia), e membro do comitê da Medalha Fields em 2014.

Étienne tem uma conexão profunda com o Brasil e particularmente com o IMPA, onde fez seu serviço de cooperação (uma alternativa ao serviço militar para estudantes de ciências altamente selecionados) de 1979 a 1981. Desde então se tornou amigo íntimo da Matemática brasileira, obtendo posição honorária no IMPA.

Assista sua apresentação no 25º Congresso Internacional de Matemáticos em Madri, Espanha, em 2006, clicando aqui:

Leia também: Folha: Pál Erdös, para quem matemática era vida
Pedidos de auxílio para ICM 2018 prorrogados até 5 de fevereiro
IMPA divulga ICM 2018 no Joint Mathematical Meeting