Navegar

15 de janeiro de 2018, 15:52h

Conheça os requisitos essenciais para ingressar no IMPA

A cada ano o Brasil conquista mais destaque no cenário da Matemática mundial. Pesquisas de ponta e pesquisadores de renome têm colocado o país no mapa da ciência – e o IMPA tem expressiva participação neste quadro.

Para estudar no IMPA, é essencial apresentar uma candidatura consistente, com direito a carta de recomendação, além de, logicamente, saber Matemática muito bem. A candidatura nos programas de pós-graduação é feita pela internet durante o ano todo, com início de turmas em março e agosto.

Leia também: ICM 2018 lança canal no YouTube com vídeo de boas-vindas
PAPMEM, workshop e Programa de Verão movimentam o IMPA
Brasil escalado para a Romanian Master of Mathematics

Ao se inscrever, o candidato deve enviar, junto ao formulário eletrônico, a documentação completa para a análise da Comissão de Ensino. O resultado é divulgado diretamente no e-mail do candidato.

Etapas

A primeira etapa para o ingresso no IMPA é o preenchimento do cadastro on-line com os dados pessoais, incluindo um retrato 3×4 e documento de identificação com fotografia.

Na sequência, o candidato deverá selecionar o programa desejado e preencher os dados da candidatura, como período desejado e pedido de bolsa. É necessário, ainda, indicar ao menos dois professores que possam dar recomendação acadêmica.

Para garantir a inscrição, o candidato deve enviar o histórico escolar oficial, emitido pela instituição onde realizou os estudos superiores. Se ainda estiver cursando a graduação, o candidato precisa apresentar um histórico escolar tão completo quanto possível.

Também é essencial o envio de uma carta, escrita pelo candidato, apontando quais são os seus planos durante e depois do curso que se dispõe a cursar. É exigida uma lista dos livros de Matemática, em nível universitário, lidos na íntegra ou em grande parte.

Após esse procedimento, basta esperar a análise da Comissão de Ensino e a divulgação, por e-mail, do resultado da seleção.

Leia também: Folha: Pál Erdös, para quem matemática era vida
Pedidos de auxílio para ICM 2018 prorrogados até 5 de fevereiro
IMPA divulga ICM 2018 no Joint Mathematical Meeting