Navegar

11/03/2022

Dia Internacional da Matemática é nesta segunda-feira (14)

Foto: Divulgação/ IMU

Linguagem universal, a matemática nos permite comunicar e expressar ideias de forma eficaz e objetiva não importa qual seja o nosso idioma, país de origem e cultura. Para comemorar o Dia Internacional da Matemática (IDM), celebrado em 14 de março, a União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês) vai reunir professores, pesquisadores e o público em geral em uma maratona virtual. Nesta edição, o tema escolhido é “A matemática une”.

Todas as palestras serão transmitidas pelo site do IDM, gratuitamente e sem necessidade de inscrição. As atividades acontecem de 8h às 15h (BRT), e se dividem em cinco sessões, por idioma: arábico, português, inglês, francês e espanhol. A sessão em português terá palestra de Inês Guimarães, criadora do canal de YouTube ‘’MathGurl”, e de Humberto Bortolossi, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Confira a programação

Leia mais: IMPA lamenta morte de Yuliia Zdanovska, medalhista da EGMO
Pós-graduação do IMPA será tema de live na terça-feira (15)
IMU anuncia mudança do ICM 2022 para formato virtual

O site disponibiliza ainda algumas sugestões de atividades lúdicas que professores podem promover dentro das salas de aula para marcar a data. No jogo “dança caótica”, uma turma grande de alunos deve dançar seguindo algumas regras simples. A dinâmica da festa se assemelha aos sistemas determinísticos estudados pela teoria do caos, importante ramo da matemática.

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, participa do Ciclo de Perguntas e Respostas que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizou em homenagem ao dia. Na segunda-feira, às 16h, Viana e outros pesquisadores vão refletir sobre como motivar os alunos para o estudo da matemática. A transmissão será no YouTube da UFSC

Esta é a terceira edição da data, oficializada pela UNESCO em 2019. Liderado pela IMU, o projeto incentiva escolas, universidades e outras instituições a celebrarem o papel essencial que a matemática desempenha nos avanços da ciência e da tecnologia, melhorando a qualidade de vida da sociedade. 

Leia também: Folha destaca modelo do IMPA que prevê surtos de dengue
IMPA seleciona profissional para vaga de analista administrativo