Navegar

9 de abril de 2020, 17:54h

Tecnologia ajuda IMPA a manter atividades durante pandemia

As atividades acadêmicas do IMPA continuam acontecendo, em formato adaptado, durante o período de isolamento social para prevenção do novo coronavírus. A suspensão das aulas presenciais, prevista inicialmente até o próximo dia 15, foi estendida até 30 de abril.

Desde 17 de março, o trabalho de pesquisadores e professores não acontece dentro das salas do instituto, mas vem sendo impulsionado pelo alcance de plataformas digitais. Os alunos passaram a se posicionar em frente a computadores e celulares para, de casa, assistir às aulas através de plataformas como o G Suite, do Google, e a HTC Vive Ecosystem Conference. Algumas das apresentações passaram a ser disponibilizadas no canal do IMPA no Youtube. E para também reduzir os impactos do coronavírus no calendário científico de 2020, as defesas de doutorado e de alunos do mestrado passaram a ser feitas por videoconferências. 

“Felizmente dispomos dos recursos tecnológicos para realizar a maior parte das nossas atividades de forma virtual, protegendo a segurança de todos. É importante ver esta crise também como uma oportunidade para desenvolvermos novas formas de colaboração científica e acadêmica”, avalia o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. 

Leia também: Workshop que aconteceria em Marselha ganha versão virtual
Na Folha, a matemática e a erradicação de doenças
No Blog de O Globo, a história da epidemiologia matemática

Os eventos científicos precisaram ser adequados ao novo momento, e alguns já foram convertidos para o formato virtual. Como foi o caso do Workshop Varieties with Trivial Canonical Class, que tem o pesquisador do IMPA Jorge Vitório Pereira entre os organizadores. O evento aconteceria em Marselha, na França, terá sessões de discussões online e palestras gravadas.

Em outra frente, a equipe de profissionais responsáveis pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) finalizou as inscrições das escolas públicas e privadas de todo o país e segue com o planejamento da competição. Os números serão divulgados em breve.

O IMPA segue preparando atividades para o período posterior à quarentena. A expectativa é que, conforme as condições sanitárias sejam atualizadas, os eventos de popularização da matemática, como o Festival Nacional de Matemática, voltem a acontecer. 

Leia também: A matemática das epidemias é feita com dados
Na série ‘Origens’, conceitos para definir a matemática